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Redes sociais, efeitos de pares e competências socioemocionais

Processo: 16/25184-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Cristine Campos de Xavier Pinto
Beneficiário:Natália Zanetti Marchi
Instituição-sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da educação   Ensino fundamental   Aptidão cognitiva   Redes sociais

Resumo

O objetivo desta tese é investigar a existência de efeitos de pares sobre as competências socioemocionais de alunos do ensino fundamental, primeiro utilizando um modelo tradicional de estimação de efeitos de pares que permita a identificação dos efeitos endôgeno e contextual, controlando a possibilidade de existência de efeitos correlatos. Em seguida, utilizando uma base de dados com informação sobre os vínculos de amizade dos alunos, que nos permitirá construir a rede social dos mesmos (caracterizada pelo conjunto desses vínculos), analisaremos quais características mais influenciam no processo de formação dessas redes sociais. Por fim, utilizando outro método econométrico, investigaremos a possibilidade de heterogeneidade nos efeitos de pares, explorando o papel do posicionamento do aluno dentro da rede social na intensidade desses efeitos. (AU)