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A retórica da higiene:emoções e sentimentos nos manuais escolares

Processo: 17/04684-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Heloísa Helena Pimenta Rocha
Beneficiário:Heloísa Helena Pimenta Rocha
Anfitrião: Rafael Huertas
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Assunto(s):História da educação   Emoções

Resumo

Este projeto tem em vista a realização de Pós-Doutorado no Exterior, junto ao Instituto de Historia (Centro de Ciencias Humanas y Sociales) do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/Espanha), sob a supervisão do Prof. Dr. Rafael Huertas. Associado ao programa de investigação em desenvolvimento com Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq, o projeto tem como foco o estudo de manuais escolares que abordam temáticas ligadas a higiene e saúde, produzidos no Brasil na primeira metade do século XX, tendo como destinatários as crianças das escolas primárias. Tomando como ponto de partida a indagação sobre os procedimentos retórico-discursivos, por meio dos quais se busca constituir a leitura e configurar como conteúdos formativos os temas e motivos abordados, a análise dos manuais busca compreender o papel do apelo aos sentimentos e emoções, no processo de socialização que se realiza pela via da escola e, em particular, nos investimentos voltados para a inculcação de hábitos saudáveis e moralmente aceitos. O referencial adotado transita entre a história da educação e a história das emoções, visando dar conta do jogo de emoções e sentimentos por meio do qual se constrói a interpelação higienista, tomada como um conjunto de pautas de regulação da vida em sociedade, postas em circulação no âmbito da escola, dentre outras formas, por meio dos manuais escolares. O plano de trabalho a ser desenvolvido no pós-doutorado tem o objetivo de adensar os referenciais teórico-metodológicos que dão suporte à análise da linguagem acionada pelos autores, na conjunção entre textos e imagens, com o intento de flagrar a carga emocional presente no tratamento de temas como o asseio, a alimentação, as doenças e as formas de prevenção dos males que afetam o corpo, assim como daqueles considerados desregramentos morais.