Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um ensaio clínico randomizado para o manejo da dor mamilar, com diferentes irradiações do laser de baixa intensidade em mulheres com lesão mamilar durante a amamentação

Processo: 17/07469-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 29 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 28 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Kelly Pereira Coca
Beneficiário:Kelly Pereira Coca
Anfitrião: Lisa Helen Amir
Instituição-sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : La Trobe University, Austrália  
Assunto(s):Ferimentos e lesões   Mamilos   Aleitamento materno   Dor   Ensaio clínico

Resumo

Introdução: A lesão mamilar é uma barreira antiga para a continuidade da amamentação, considerada como uma das principais causas do desmame precoce. O laser de baixa intensidade pode ser considerado um coadjuvante no tratamento destas lesões, pois oferece efeito analgesia, anti-inflamatório e estimula a reparação tecidual. Objetivo: Desenvolver um protocolo de RCT com base nos estudos atuais de diferentes dosimetrias do laser de baixa intensidade no manejo da dor mamilar de mulheres com lesão mamilar durante a amamentação. Material e Método: Desenvolvimento de um protocolo de RCT no qual será definida a dose Standart para grupo controle e outras doses para grupos de tratamento a que se deseja testar novas dose, a partir dos estudos existentes na literatura e resultados das investigações realizadas por nosso grupo até o momento. Será definida a posologia que será aplicado o laser, os parâmetros de avaliação da dor e lesão mamilar e as variáveis para a inclusão no protocolo (paridade, característica da pele e tipo de mamilo), para homogeneizar a amostra na comparação dos grupos. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e cadastrado na Autralian New Zealand Clinical Trials Registry. O protocolo desenvolvido será aplicado em estudo no Brasil, após o término do pós-doutorado, em duas maternidades de São Paulo. Análise dos resultados: O protocolo seguirá as diretrizes do Consort 2010 para ensaios clínicos randomizados. Resultados esperados: O resultado do protocolo contribuirá para a definição da melhor fluência do laser de baixa potência nos mamilos durante a fase da amamentação, considerado atualmente como uma terapia coadjuvante promissora no manejo das lesões mamilares.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COCA, KELLY PEREIRA; AMIR, LISA H.; DA SILVA ALVES, MARIA DOS REMEDIOS; BARBIERI, MARCIA; MARCACINE, KARLA OLIVEIRA; FREITAS DE VILHENA ABRAO, ANA CRISTINA. Measurement tools and intensity of nipple pain among women with or without damaged nipples: A quantitative systematic review. JOURNAL OF ADVANCED NURSING, v. 75, n. 6, p. 1162-1172, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.