Busca avançada
Ano de início
Entree

Deformação e cronologia do magmatismo granítico associado às zonas de cisalhamento Tauá e Senador Pompeu (Província Borborema, NE Brasil)

Processo: 16/22226-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 11 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos José Archanjo
Beneficiário:Carlos Fernando Ávila Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/10167-6 - Análise de microestruturas de deformação por Difração de Elétrons Retroespalhados (EBSD): definindo condições de reologia e deformação do norte da Província Borborema (NE Brasil), BE.EP.DD
Assunto(s):Geologia estrutural   Cisalhamento   Petrologia   Magmatismo   Geocronologia   Neoproterozoico   Brasil

Resumo

Dentre as feições tectônicas mais significativas da Província Borborema (NE do Brasil) estão o sistema de cisalhamento transcorrente e o expressivo magmatismo granítico. O registro cronológico entre o magmatismo e os mecanismos de deformação das zonas de cisalhamento, contudo, são bem conhecidos apenas localmente. No Ceará duas grandes zonas de cisalhamento, Senador Pompeu e Tauá, deformam essencialmente o embasamento cristalino e promovem, nos sítios tracionais, a colocação de plútons, enxames de diques e, no estágio tardi- orogênico, a instalação de bacias sedimentares (molassas). Não há, contudo, dados estruturais e geocronológicos robustos para mostrar como se relaciona o magmatismo e a deformação cisalhante. Além disso, é ainda incipiente o entendimento dos mecanismos de deformação que, na área de estudo, evolui de condições dúctil a rúptil-dúctil com a exumação da província no Neoproterozóico-Cambriano. Nesse projeto pretendemos investigar a relação entre o magmatismo e os mecanismos de deformação envolvidos na transição do estágio dúctil a ruptil. Utilizaremos como referencial os diques e corpos anelares que se relacionam com a zona de cisalhamento de Tauá e que, na conexão com a zona de cisalhamento de Senador Pompeu, limita a bacia molássica de Cococi. Esses resultados permitem estimar a cronologia desse importante sistema de cisalhamento bem como estabelecer parâmetros consistentes para as condições de temperatura, pressão e taxas de deformação crustal que moldaram a província no Neoproterozóico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AVILA, CARLOS F.; ARCHANJO, CARLOS J.; HOLLANDA, MARIA HELENA B. M.; DE MACEDO FILHO, ANTOMAT A.; LEMOS-SANTOS, V, DANIEL DO. Shear zone cooling and fabrics of synkinematic plutons evidence timing and rates of orogenic exhumation in the northwest Borborema Province (NE Brazil). Precambrian Research, v. 350, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.
AVILA, CARLOS F.; ARCHANJO, CARLOS J.; FOSSEN, HAAKON; HOLLANDA, MARIA HELENA B. M. Zippered Shear Zone Model for Interacting Shear Zones in the Borborema Province, Brazil, as Constrained by U-Pb Dating. TECTONICS, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.