Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de nanofluidos de dióxido de silício utilizando sensor de fibra óptica

Processo: 17/06190-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Eric Fujiwara
Beneficiário:Matheus Kaue Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanofluidos   Dióxido de silício   Sensores   Fibra óptica

Resumo

Nanofluidos são caracterizados por suspensões estáveis de nanopartículas em um fluido-base. Eles apresentam inúmeras aplicações em uma grande variedade de áreas, tais como nas indústrias química, de energia, eletrônica e farmacêutica, e em biomedicina, uma vez que as propriedades eletromagnéticas, ópticas e físico-químicas do coloide podem ser controladas com base nas características das nanoestruturas dispersas e no fluido utilizado como base. Desta forma, técnicas viáveis tanto em custo quanto em tempo para determinar os aspectos dos nanofluidos figuram como primordiais no desenvolvimento dessa frente científica. Com base em tais circunstâncias, o projeto busca, através da utilização de um sensor de fibra óptica, determinar a concentração e os parâmetros morfológicos de nanopartículas de dióxido de silício (SiO2) dispersas em água. O processo começa com a produção das nanopartículas de sílica por meio do método de aerosol em chama e a obtenção das nanopartículas de quartzo por moagem de alta energia de minérios. Após a mistura e a estabilização em água destilada, a intensidade de luz espalhada será monitorada por meio do refletômetro de fibra óptica e posteriormente processada utilizando o método de "Dynamic Light Scattering" (DLS). Finalmente, os resultados serão correlacionados com parâmetros variados, tais como morfologia das nanopartículas e concentração do coloide, onde será usada uma metodologia analítica para comparação e validação dos resultados obtidos. Ao final, espera-se obter uma técnica de custo acessível e confiável para determinar os aspectos mencionados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCO CÉSAR PRADO SOARES; MATHEUS KAUÊ GOMES; EGONT ALEXANDRE SCHENKEL; MATHEUS DOS SANTOS RODRIGUES; CARLOS KENICHI SUZUKI; LUCIMARA GAZIOLA DE LA TORRE; ERIC FUJIWARA. EVALUATION OF SILICA NANOPARTICLE COLLOIDAL STABILITY WITH A FIBER OPTIC QUASI-ELASTIC LIGHT SCATTERING SENSOR. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 36, n. 4, p. 1519-1534, Dez. 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.