Bolsa 17/06869-0 - Cianotoxinas, Cianobactérias - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão heteróloga, purificação e caracterização de enzimas envolvidas na via biossintética da neurotoxina cianobacteriana anatoxina-a(s)

Processo: 17/06869-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marli de Fátima Fiore
Beneficiário:Stella de Lima Camargo
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/22945-8 - Desenvolvimento de sistema para expressão heteróloga do agrupamento gênico da neurotoxina anatoxina-a(s), BE.EP.DR
Assunto(s):Cianotoxinas   Cianobactérias   Acetilcolinesterase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acetilcolinesterase | agrupamento gênico | Cianobactérias | cianotoxinas | Difração de Raio-X | Organofosforado | Toxinas de Cianobactérias

Resumo

Sphaerospermopsis torques-reginae é uma espécie cianobacteriana plactônica com ampla distribuição em vários ambientes aquáticos brasileiros. Algumas linhagens dessa espécie são conhecidas por produzir o organofosforado neurotóxico anatoxina-a(s) (ANS), o qual é um potente e irreversível inibidor da enzima acetilcolinesterase, que atua no sistema nervoso periférico de mamíferos. A estrutura da ANS já foi elucidada, entretanto, a sua via biossintética ainda permanece desconhecida. O sequenciamento e a montagem do genoma da S. torques-reginae ITEP-024 (linhagem brasileira produtora de ANS) pelo nosso grupo de pesquisa possibilitou detectar um agrupamento gênico potencialmente envolvido na produção da ANS. Dessa maneira, este projeto de doutorado tem como objetivo superexpressar as enzimas chaves da biossíntese da ANS, purificá-las, caracterizá-las e testar suas atividades com a finalidade de comprovar a rota biossintética proposta. Para isso, será realizada a síntese dos genes codificadores dessas enzimas, os quais serão inseridos em vetor de expressão para Escherichia coli. A purificação dessas enzimas será realizada por cromatografia de afinidade e de exclusão molecular e suas atividades serão testadas, visando comprovar a formação dos intermediários esperados da síntese de ANS. As enzimas alvos ainda terão suas estruturas tridimensionais determinadas por difração de Raio-X. A produção dos intermediários da síntese será verificada por análises químicas usando espectrometria de massas. Este estudo contribuirá para a elucidação da via biossintética da ANS, podendo gerar patente e também possibilitará o desenvolvimento de métodos rápidos e sensíveis para a detecção e monitoramento desta toxina em águas usadas para abastecimento público, além de oferecer potencial para o desenvolvimento de novos fármacos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, STELLA T.; FALLON, TIMOTHY R.; CORDOZA, JENNIFER L.; CHEKAN, JONATHAN R.; DELBAJE, ENDREWS; HOPIAVUORI, AUSTIN R.; ALVARENGA, DANILLO O.; WOOD, STEFFANEY M.; LUHAVAYA, HANNA; BAUMGARTNER, JACKSON T.; et al. Biosynthesis of Guanitoxin Enables Global Environmental Detection in Freshwater Cyanobacteria. Journal of the American Chemical Society, v. N/A, p. 8-pg., . (11/08092-6, 13/50425-8, 17/06869-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Stella de Lima. Revelando a biossíntese da guanitoxina, um organofosfato neurotóxico de ocorrência natural. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.