Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da associação de agentes clareadores caseiros na alteração de cor e microdureza superficial do esmalte dentário

Processo: 17/09295-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Fernanda de Carvalho Panzeri Pires de Souza
Beneficiário:Olívia Santana Jorge
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente   Esmalte dentário   Microdureza

Resumo

Este estudo terá por objetivo avaliar a eficácia da associação dos agentes clareadores "over-the-counter" no clareamento de dentes e a influência na microdureza do esmalte dentário. Serão confeccionados 120 fragmentos de dente bovino (6mm de altura X 6mm de largura x 2 mm espessura) e em seguida serão realizadas leituras de cor (Easyshade, VITA ®, Bad Säckingen, Alemanha) e microdureza superficial (Shimadzu®, Tóquio, Japão). Metade dos fragmentos serão submetidos a clareamento com Peróxido de Carbamida a 22% (Whiteness Perfect 22, FGM). Fragmentos clareados e não clareados serão separados aleatoriamente em 12 grupos (n=10), segundo a associação de agentes clareadores a que serão submetidos: Dentifrício (Clareador - Colgate Luminous White, não clareador - Sorriso Dentes Brancos e com peróxido de hidrogênio - Advance White) e Enxaguatório bucal (Clareador - Colgate Luminous White, e não clareador - Colgate Plax Classic). A escovação simulada (Pepsodent, MAVTEC - Com. Peças, Acess. e Serv. Ltda. ME, Ribeirão Preto, SP, Brasil) e a imersão em enxaguatório bucal serão aplicadas por um período correspondente a um ano de utilização dos produtos clareadores. Após os tratamentos leituras de cor e microdureza superficial finais serão realizadas. Os dados quantitativos serão coletados, a normalidade será verificada pelo teste Kolmogorov-Smirnov e os testes estatísticos serão aplicados segundo a distribuição de dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTANA JORGE, OLIVIA; NORONHA FERRAZ DE ARRUDA, CAROLINA; TONANI TORRIERI, RAFAELLA; GENG VIVANCO, ROCIO; DE CARVALHO PANZERI PIRES-DE-SOUZA, FERNANDA. Over-the-counter bleaching agents can help with tooth whitening maintenance. Journal of Esthetic and Restorative Dentistry, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.