Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanoemulsões catiônicas para promoção da penetração de piplartina na pele e tratamento de tumores cutâneos

Processo: 17/07856-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Biagini Lopes
Beneficiário:Daniela Veronesi Giacone
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/16617-7 - Sistemas nanoestruturados tópicos para co-localização de agentes quimioterápicos e quimiopreventivos na pele e mama, AP.JP
Assunto(s):Piplartina   Nanoemulsão   Neoplasias cutâneas   Adesivo transdérmico

Resumo

Neste projeto propomos a avaliação de nanoemulsões catiônicas para promoção da penetração e localização cutânea do composto citotóxico piplartina visando o tratamento de tumores que atingem a pele. A alta incidência de tumores de pele, a necessidade de opções terapêuticas tópicas auto-administráveis para pacientes nos quais a cirurgia não é recomendada e a ausência de formulações tópicas que visem a localização cutânea de agentes terapêuticos para a maximização da eficácia justificam nossa proposta. A piplartina é um componente alcaloide/amida de espécies de Piper que apresenta atividade citotóxica e anti-proliferativa em várias linhagens de células tumorais. Como nanocarreadores, propomos o uso de nanoemulsões catiônicas do tipo óleo-em-água com propriedades bioadesivas a fim de aumentar a retenção e interação da formulação com o tecido. As formulações serão selecionadas de acordo com o tamanho das partículas, carga e características reológicas. Em seguida, será estudado como esses parâmetros influenciam a estabilidade, permeabilidade cutânea e o transporte e localização da piplartina na/através da pele. Os efeitos citotóxicos das formulações serão avaliados em equivalentes cutâneos de câncer de pele. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, VANESSA F. M.; GIACONE, DANIELA V.; COSTA-LOTUFO, LETICIA V.; SILVEIRA, EDILBERTO ROCHA; LOPES, LUCIANA B. Development of a method for quantitative determination of the cytotoxic agent piplartine (piperlongumine) in multiple skin layers. BIOMEDICAL CHROMATOGRAPHY, v. 33, n. 2 FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.