Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria de distinguibilidade de partículas idênticas e experimentos com três e mais fótons

Processo: 17/06774-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Valery Shchesnovich
Beneficiário:Matheus Eiji Ohno Bezerra
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Interferência quântica   Óptica quântica   Redes ópticas   Mecânica quântica

Resumo

O projeto vai introduzir o aluno à teoria de distinguibilidade de partículas idênticas não interagentes em experimentos de propagação em redes lineares unitárias, como por exemplo fótons únicos em multi-portes quânticos, desenvolvida recentemente pelo orientador. O foco seria nas interferências de mais de dois fótons que representam uma generalização do efeito de Hong-Ou-Mandel. Distinguibilidade de três e mais fótons é uma noção não trivial, que não poderia ser reduzida ao simplesmente distinguibilidade por pares, como prevê a teoria e foi demonstrado em um experimento recente. O projeto para iniciação científica está alinhado ao projeto do orientador entitulado “Comportamento de partículas idênticas em redes quânticas e o Boson Sampling”, 2015/23296-8, financiado pela FAPESP, e necessita somente noções básicas de Mecânica Quântica, conceitos de Algebra Linear, e talvez simulações em MATLAB. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHCHESNOVICH, V. S.; BEZERRA, M. E. O. Collective phases of identical particles interfering on linear multiports. Physical Review A, v. 98, n. 3 SEP 6 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.