Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição e ciclo de vida de um cifozoário coronado solitário de águas profundas do litoral Sudeste do Brasil (Cnidaria, Scyphozoa, Coronatae, Nausithoidae) e comparação com outras espécies

Processo: 17/04954-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 02 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Carrara Morandini
Beneficiário:Clarissa Garbi Molinari
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/11763-9 - Comparação de espécies de água-viva do gênero Nausithoe (Cnidaria, Scyphozoa, Coronatae) do Oceano Atlântico baseada em caracteres morfológicos, BE.EP.MS
Assunto(s):Cnidários   Cifozoários   Medusas   Filogenia   Ciclo de vida

Resumo

O estudo do ciclo de vida tem sido fundamental para a resolução sistemática da ordem Coronatae Vanhöffen, 1892. Isso ocorre, pois apenas a observação dos pólipos ou medusas não é suficiente para diferenciar as espécies. Os coronados são organismos marinhos abundantes em ambientes de profundidade, principalmente em recifes de corais devido à sua preferência de assentamento em substratos calcários. Diante da importância de recifes de profundidade e da atual ameaça decorrente da pesca predatória neste ambiente, torna-se fundamental conhecer a diversidade de organismos associados; neste caso os cifozoários coronados. Esse projeto tem como objetivos: identificar a espécie do gênero Nausithoe que ocorre em águas profundas do litoral sudeste brasileiro e que encontra-se em cultivo no laboratório; comparar o ciclo de vida dessa espécie com N. aurea, N. werneri e N. maculata; apresentar a relação filogenética dessa espécie com as demais, utilizando dados morfológicos e moleculares (16S, COI). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOLINARI, CLARISSA GARBI; MARONNA, MAXIMILIANO MANUEL; MORANDINI, ANDRE CARRARA. New record of Nausithoe werneri (Scyphozoa, Coronatae, Nausithoidae) from the Brazilian coast and a new synonymy for Nausithoe maculata. ZOOKEYS, n. 984, p. 1-21, NOV 4 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.