Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação dos mecanismos celulares e moleculares da regeneração da medula espinhal em peixe-zebra

Processo: 17/06022-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Hozana Andrade Castillo
Beneficiário:Hozana Andrade Castillo
Anfitrião: Peter Currie
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Monash University, Austrália  
Assunto(s):Medula espinhal   Leptina   Regeneração (fenômenos biológicos)   Peixe-zebra

Resumo

Mamíferos não regeneram o seu sistema nervoso central, mas certos vertebrados, em particular o peixe-zebra (Danio rerio), tem elevada capacidade de regeneração de neurônios após a lesão da medula espinhal, um processo que é acompanhado por restauração do tecido e recuperação funcional. Os mecanismos celulares e moleculares que regulam este processo notável ainda não são conhecidos. No entanto, a ativação de células ependimais quiescentes, que atuam como células tronco neurais é requerida para iniciar a regeneração neural em zebrafish. Em mamíferos, células ependimais também atuam como células tronco após lesão, mas não contribuem para a neurogênese. Diante disso, o presente projeto propõe utilizar uma abordagem integrativa para identificar a identidade molecular e comportamento celular das células tronco neurais da medula espinhal de peixe-zebra em resposta à injúria, assim como fatores que controlam o processo regenerativo. Esses achados tem o potencial de ser traduzidos no desenvolvimento de novas terapias para o tratamento de pacientes com lesão medular. A execução deste projeto trará importantes contribuições científicas, além de promover o estabelecimento de colaboração entre duas instituições de pesquisa de destaque internacional, o LNBio e o ARMI e a implementação de novas e importantes linhas de pesquisa no Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SINGH, AMITOJ; CASTILLO, HOZANA ANDRADE; BROWN, JULIE; KASLIN, JAN; DWYER, KAREN M.; GIBERT, YANN. High glucose levels affect retinal patterning during zebrafish embryogenesis. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, MAR 11 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.