Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da metilação na iniciação e progressão do melanoma e o impacto epigenético in vitro

Processo: 17/09612-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 06 de novembro de 2017
Vigência (Término): 05 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Vinicius de Lima Vazquez
Beneficiário:Anna Luiza Silva Almeida Vicente
Supervisor no Exterior: Zdenko Herceg
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Local de pesquisa : International Agency for Research on Cancer (IARC), França  
Vinculado à bolsa:16/15941-3 - O papel da metilação na iniciação e progressão do melanoma e o impacto epigenético in vitro, BP.DR
Assunto(s):Melanoma   Epigênese genética   Metilação

Resumo

Nos últimos anos há um esforço mundial para caracterizar as principais alterações moleculares associadas à patogênese do melanoma. Assim, foi possível criar fármacos específicos em mecanismos de ação moleculares, com impacto na sobrevida dos pacientes. O TCGA (The Cancer Genome Atlas), que realizou a maior análise de metilação neste tipo tumoral, incluiu 80% de amostras metastáticas, o que limita o entendimento das alterações epigenéticas envolvidas na iniciação e progressão do melanoma, embora, este e outros estudos corroborem para a importância deste tipo de evento na tumorigênese, e seu possível papel como alvo molecular e biomarcador prognóstico e de resposta a tratamento. O Grupo de Pesquisa em Melanoma do Hospital de Câncer de Barretos, que atualmente realizada o whole genomic sequencing de 100 amostras (43% tumores primários e 57% metastáticos) no contexto do International Cancer Genome Consortium (ICGC), objetiva realizar o metiloma destas amostras e associar os eventos epigenéticos aos genéticos para a compreensão da história natural do melanoma. Para isto, validaremos 5 genes alvos do metiloma em 300 pacientes, sendo 100 primários, 100 metástases linfonodais e 100 metástases à distância, além de 40 nevos. Confirmaremos a regulação epigenética dos 5 genes por meio de Imunohistoquímica em Tissue Microarray (TMA). Em seguida, realizaremos a modulação do gene pela técnica de CRISPR-Cas9 (silenciamento) ou utilizando plasmídeo (superexpressão) em duas linhagens estabelecidas e uma primária de melanoma. Por fim, investigaremos se essa modulação possui impacto na capacidade tumorigênica, de proliferação, migração e invasão celular destas linhagens.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA ALMEIDA VICENTEL, ANNA LUIZA; BIANCHINI, RAQUEL ALVES; LAUS, ANA CAROLINA; MACEDO, GRAZIELA; REIS, RUI MANUEL; VAZQUEZ, VINICIUS DE LIMA. Comparison of protocols for removal of melanin from genomic DNA to optimize PCR amplification of DNA purified from highly pigmented lesions. HISTOLOGY AND HISTOPATHOLOGY, v. 34, n. 9, p. 1089-1096, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.