Busca avançada
Ano de início
Entree

Funcionalização da superfície de nanopartículas fluorescentes de sílica: uma estratégia para a inativação do vírus Zika

Processo: 17/09203-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Mateus Borba Cardoso
Beneficiário:Marina Batista
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Vírus Zika   Vírus   Sílica   Antivirais

Resumo

O presente projeto tem o objetivo de sintetizar nanopartículas de sílica fluorescentes (SiO2NPs@FLUO) e funcionalizá-las com diferentes grupos químicos, visando uma possível interação e inativação do vírus Zika. A modificação superficial das nanopartículas permitirá a interação seletiva entre o sistema sintetizado e o vírus, além de minimizar a interação não-específica do sistema com outros componentes biológicos (como proteínas), conhecido como efeito corona. As nanopartículas fluorescentes funcionalizadas serão caracterizadas por microscopia eletrônica de transmissão (TEM), espalhamento de luz dinâmico (DLS) e análise termogravimétrica (TGA). A fim de determinar o tamanho e organização dos poros, serão utilizadas técnicas de adsorção/dessorção de nitrogênio. A eficiência da funcionalização da superfície será analisada ao longo do processo por espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e potencial zeta. Para viabilizar a utilização do sistema em ambientes biológicos, estão previstos também testes preliminares para avaliar a citotoxicidade dessas partículas através de testes com células de mamíferos RPE-1 (epitélio pigmentado da retina). O estudo da atividade anti-viral será realizado por meio de ensaios in vitro, utilizando preparações virais disponíveis no LVV-LNBio com células VERO. Além disso, a ação anti-efeito corona será avaliada por análise termogravimétrica (TGA), ensaio de Bradford, DLS e medidas de potencial zeta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOIOLA, LIVIA M. D.; BATISTA, MARINA; CAPELETTI, LARISSA B.; MONDO, GABRIELA B.; ROSA, RHUBIA S. M.; MARQUES, RAFAEL E.; BAJGELMAN, MARCIO C.; CARDOSO, MATEUS B. Shielding and stealth effects of zwitterion moieties in double-functionalized silica nanoparticles. Journal of Colloid and Interface Science, v. 553, p. 540-548, OCT 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.