Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da formação de MgO com sistema hierárquico de poros como catalisadores para reforma a vapor do etanol

Processo: 16/12752-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Celso Valentim Santilli
Beneficiário:Luiz Gustavo Possato
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/17588-4 - Avaliação do comportamento de No-Cu suportados em MgO poroso para a reforma a vapor do etanol monitorado por espectroscopia de absorção de Raios X, BE.EP.PD
Assunto(s):Óxido de magnésio   Cerâmica (materiais cerâmicos)

Resumo

O desenvolvimento de materiais com alta área de superfície é de grande interesse em várias áreas da pesquisa científica, como por exemplo, na catálise. O controle da alteração das propriedades físico-químicas dos catalisadores permite o prolongamento da atividade catalítica, evitando processos de desativação, como a sinterização da fase ativa do catalisador. A conjugação do método sol-gel com o uso de tensoativos como o copolímero tribloco Pluronic P123 é muito adequada para obtenção de catalisadores ou suportes de catalisadores com elevada área de superfície e distribuição de tamanho poros controlada. Neste contexto destaca-se o óxido de magnésio, que apresenta propriedades químicas muito favoráveis às reações de reforma de compostos orgânicos para a produção de hidrogênio, no entanto sua baixa área de superfície é um aspecto limitante que deve ser suplantado para a melhorar o desempenho catalítico global. O estudo sistemático de condições de síntese para a obtenção de MgO mesoporos/macroporoso de elevada área será desenvolvido com vistas a abstração eficiente de hidrogênio. O estudo também abordará o efeito a variação de tensoativos na síntese do suporte catalítico, entre eles P-123, F-68 e F-127 na textura porosa. A aplicação destes materiais será avaliada na reforma a vapor do etanol para a produção de hidrogênio com níquel e cobre como fase ativa, ou seja, produção de energia por recursos biomassa. Além disso, o uso de métodos de caracterização avançada como a espectroscopia de absorção de raios X em condições in operando serão aplicados para a elucidação do comportamento dos catalisadores mediante a reação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POSSATO, LUIZ G.; PEREIRA, ELEN; GONCALVES, ROSEMBERGUE G. L.; PULCINELLI, SANDRA H.; MARTINS, LEANDRO; SANTILLI, CELSO V. Controlling the porosity and crystallinity of MgO catalysts by addition of surfactant in the sol-gel synthesis. CATALYSIS TODAY, v. 344, n. SI, p. 52-58, MAR 15 2020. Citações Web of Science: 0.
CHAVES, THIAGO F.; POSSATO, LUIZ G.; SANTILLI, V, CELSO; PEREZ-PARIENTE, JOAQUIN. A new synthetic smectite-like vanadosilicate containing V3+ in the framework. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 186, MAR 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.