Busca avançada
Ano de início
Entree

Degradação e dinâmica microbiana ruminal in situ de diferentes fontes de proteína para bovinos de corte

Processo: 17/02034-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Telma Teresinha Berchielli
Beneficiário:Yury Tatiana Granja Salcedo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Fermentação ruminal   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)   Sequenciamento de nova geração

Resumo

o objetivo deste projeto é avaliar a diversidade microbiana ruminal envolvida na degradação do farelo de soja, farelo de algodão, grãos secos por destilação (DGGS) e glutenose, e correlaciona-la com a degradação ruminal da MS, PB e das frações proteicas de cada ingrediente. Em cada período experimental, após 20 dias de adaptação dos animais a dieta, 112 sacos de nylon in situ contendo 5 gr de cada fonte proteica serão incubados no rúmen de novilhos canulados, alimentados com a respectiva fonte proteica (28 sacos por fonte). Quatro sacos de nylon serão incubados do rúmen de cada animal em ordem cronológica reversa as 48, 24,16, 6, 4, 2 e 0.5h antes de serem retirados e oito sacos não incubados cheios com os diferentes ingredientes serão usados como controle (0 h). A degradação relativa da biomassa durante a incubação do rúmen será determinada por análise de MS de acordo com os métodos AOAC e PB por multiplicação por 6,25 do nitrogênio determinado no analisador de nitrogênio LECO FP-528. A PB insolúvel em detergente neutro, PB insolúvel em detergente ácido, nitrogênio não proteico e teor de proteína solúvel das fontes proteicas serão estimados de acordo com Licitra et al. (1996). Os sacos de nylon recuperados do rúmen destinados as análises microbiológicas serão lavados com solução PBS buffer e imediatamente congelados em nitrogênio líquido e transportados para o laboratório para a extração de DNA metagenômico. O sequenciamento da região V4/V5 do gene 16S rRNA bacteriano será o método utilizado para a identificação e quantificação das bactérias ruminais aderidas. Os resultados serão analisados considerando um delineamento em quadrado latino 4 x 4, com medidas repetidas no tempo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRANJA-SALCEDO, YURY TATIANA; FERNANDES, RODOLFO MACIEL; DE ARAUJO, RAFAEL CANONENCO; KISHI, LUCIANO TAKESHI; BERCHIELLI, TELMA TERESINHA; DE RESENDE, FLAVIO DUTRA; BERNDT, ALEXANDRE; SIQUEIRA, GUSTAVO REZENDE. Long-Term Encapsulated Nitrate Supplementation Modulates Rumen Microbial Diversity and Rumen Fermentation to Reduce Methane Emission in Grazing Steers. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 10, MAR 29 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.