Busca avançada
Ano de início
Entree

Propostas possíveis para o cinema independente no Brasil (1952-2001)

Processo: 17/04732-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Beneficiário:Maria Cristina Couto Melo
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Cinema independente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Brasileiro | Cinema independente | História do Cinema Brasileiro | Cinema brasileiro

Resumo

O presente projeto propõe discutir a questão do cinema independente brasileiro no período compreendido entre a realização do I Congresso Paulista de Cinema (1952) e a criação da Ancine (2001), mapeando o debate e as ideias desenvolvidas pela corporação cinematográfica brasileira , pela crítica especializada e pelo Estado, a fim de identificar as transformações do pensamento cinematográfico independente ao longo da história do cinema brasileiro. Apesar de se referir principalmente a um modo de produção cinematográfico alternativo ao modelo do cinema hegemônico , o termo cinema independente não raro se refere a propostas estéticas e de produção, comercialização e exibição que variam ao longo do desenvolvimento da atividade no Brasil, apresentando maneiras diversas de relação com o Estado e com sua própria antítese, o cinema industrial. Ao analisarmos o cinema independente nacional como uma estratégia de afirmação em oposição ao mainstream e ao domínio do mercado cinematográfico pelas produções de caráter industrial, nota-se a necessidade de reflexão sobre essa categoria através dessas articulações, assumindo sua complexidade e afirmando sua importância na história do cinema brasileiro.Assim, é possível afirmar a existência de um cinema independente brasileiro? Considerando as relações apontadas anteriormente, qual seria o limite da "independência" desse cinema? O objetivo principal da presente pesquisa consiste no mapeamento das transformações do pensamento e do conceito de cinema independente ao longo da história do cinema brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Maria Cristina Couto. Propostas possíveis para o cinema independente no Brasil (1952-2001). 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.