Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade física em pacientes com Arterite de Takayasu Juvenil: Efeitos clínicos e mecanismos de ação.

Processo: 17/07358-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 07 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Bruno Gualano
Beneficiário:Camilla Astley Amaral Pedroso
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade física   Exercício físico   Doenças cardiovasculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arterite de takayasu juvenil | Atividade Física | doenças cardiovasculares | exercício físico | Função endotelial | Inflamação sistemica | Ciências médicas, ortopedia e traumatologia.

Resumo

A Arterite de Takayasu (AT) é uma doença inflamatória crônica que afeta artérias de grande e médio calibres, com predomínio pela aorta e pelas artérias pulmonares, com manifestações clínicas iniciais inespecíficas como hipertensão arterial, cefaleia, mialgia artralgia, febre, e perda de peso. Sua progressão pode levar à formação de aneurismas, rupturas arteriais, diminuição do pulso, isquemias, e elevados níveis de inflamação. O número de casos descritos em crianças e adolescentes tem crescido, sendo a hipertensão arterial um dos sintomas mais comuns, seguida por outras manifestações como insuficiência cardíaca congestiva e claudicação de extremidades. Todas as manifestações clínicas podem ser agravadas pela inatividade física e obesidade. Cria-se um ciclo vicioso, onde os riscos de morbidade e mortalidade aumentam significativamente na população pediátrica, prejudicando a função e capacidade física, a qualidade de vida e a evolução desse paciente na vida adulta. Nesse sentido, o exercício físico tem se demonstrado uma estratégia eficiente em reduzir esses fatores de risco. Entretanto, na AT juvenil, nenhum estudo até o momento, avaliou o efeito do exercício físico na capacidade funcional, na capacidade aeróbia e na força muscular, bem como a segurança da prescrição do exercício nesse grupo de pacientes. Objetivo: Investigar os efeitos de dois programas de exercício físico com duração de 16 semanas, um com exercícios combinados (aeróbio e força muscular) e supervisionado e o outro realizado em casa com orientação prévia de um profissional de Educação Física. Espera-se que os efeitos benéficos dos programas estejam associados à melhora dos fatores de risco cardiovascular, função e capacidade física e composição corporal. Métodos: Serão conduzidos dois estudos prospectivos, longitudinais e quasi-experimentais, nos quais pacientes com Arterite de Takayasu Juvenil (ATJ) realizarão um programa de treinamento supervisionado (Estudo 1) ou em casa (Estudo 2) ao longo de 16 semanas. O estudo será desenvolvido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia. Os pacientes serão recrutados nos ambulatórios de Reumatologia Pediátrica do Departamento de Pediatria, da Universidade Federal de São Paulo e do Instituto da Criança da Universidade de São Paulo, e da Unidade de Vasculites do Serviço de Reumatologia HC-FMUSP. A fim de avaliar como um programa de exercício físico atuará sobre a ATJ, serão realizadas as seguintes avaliações pré e pós intervenção: nível de atividade física; avaliação clínica global; antropometria e composição corporal; parâmetros sanguíneos hematológicos e inflamatórios; fatores de risco cardiovascular; capacidade aeróbia; capacidade funcional e fadiga; qualidade de vida; função endotelial e angioressonância magnética. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASTLEY, CAMILLA; CLEMENTE, GLEICE; TERRERI, MARIA TERESA; CARNEIRO, CAMILA G.; LIMA, MARCOS S.; BUCHPIGUEL, CARLOS ALBERTO; LEAO FILHO, HILTON; PINTO, ANA LUCIA DE SA; SILVA, CLOVIS ARTUR; ARRUDA CAMPOS, LUCIA MARIA; et al. Home-Based Exercise Training in Childhood-Onset Takayasu Arteritis: A Multicenter, Randomized, Controlled Trial. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 12, . (15/03756-4, 17/07358-9, 17/13552-2)
ASTLEY, CAMILLA; GIL, SAULO; CLEMENTE, GLEICE; TERRERI, MARIA TERESA; SILVA, CLOVIS ARTUR; ARRUDA CAMPOS, LUCIA MARIA; AIKAWA, NADIA EMI; DE SA PINTO, ANA LUCIA; PEREIRA, ROSA MARIA R.; ROSCHEL, HAMILTON; et al. Poor physical activity levels and cardiorespiratory fitness among patients with childhood-onset takayasu arteritis in remission: a cross-sectional, multicenter study. PEDIATRIC RHEUMATOLOGY, v. 19, n. 1, . (17/07358-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEDROSO, Camilla Astley Amaral. Efeitos do treinamento físico na inflamação sistêmica e da parede arterial na arterite de Takayasu juvenil: estudo controlado e randomizado. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.