Busca avançada
Ano de início
Entree

Criopreservação: a formação dos cristais de gelo e sua relação com as injúrias causadas as células

Processo: 17/13245-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 31 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Elizabeth Romagosa
Beneficiário:Taís da Silva Lopes
Supervisor no Exterior: Michael A Menze
Instituição-sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Louisville (UofL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/21215-8 - Criopreservação de ovócitos de surubim-do-Paraíba (Steindachneridion parahybae), BP.PD
Assunto(s):Oócitos

Resumo

Os benefícios que a criopreservação de células animais podem proporcionar são inúmeros e inegáveis. Porém muitas dificuldades ainda existem para estabelecer protocolos eficientes, e no caso de oócitos de peixes, para garantir a viabilidades dos mesmos. Desta forma, faz-se necessários estudos aprofundados da criobiologia das células animais, do processo de formação do gelo, e seus impactos sobre as injúrias causadas aos tecidos criopreservados. Para isso o presente Estágio de Pesquisa do Exterior pretende proporcionar contato com tecnologias de ponta utilizadas em estudos de criobiologia humana, bem como buscar orientação de uma equipe referência na área de criopreservação, para auxiliar nas discussões dos artigos que estão sendo confeccionados, referente a Bolsa de Pós-doutorado em andamento. São as técnicas desenvolvidas no laboratório do PhD Michael A. Menze, cabíveis de serem aplicadas para oócitos de peixes: Estudos sobre a bioenergia mitocondrial; Calorimetria isotérmica; Ensaios de citotoxicidade baseado em microscopia de fluorescência ou proteínas; e microspectroscopia confocal Raman (CRM). Os resultados das atividades desenvolvidas serão apresentados em forma de relatório, e artigos científicos serão concluídos e submetido para publicação e divulgação dos resultados, com ajuda das discussões elaboradas durante o estágio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, TAIS DA SILVA; ROMAGOSA, ELIZABETH. OOCYTES OF THE ENDANGERED GRAY CATFISH (SURUBIM-DOPARAIBA) SUBMITTED TO DIFFERENT CONSERVATION PROTOCOLS. CRYOLETTERS, v. 41, n. 6, p. 323-329, NOV 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.