Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação entre a expansão e a mobilidade urbanas: um estudo de caso de Presidente Prudente - SP

Processo: 17/00523-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cristina Maria Perissinotto Baron
Beneficiário:Camilla Sávio Figueira Vila
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Planos diretores   Planejamento territorial urbano   Mobilidade urbana   Políticas públicas   Infraestrutura de transportes   Infraestrutura urbana   Presidente Prudente (SP)

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma análise sobre a infraestrutura viária da área urbana do município de Presidente Prudente, a partir dos planos urbanos elaborados, a saber: Projeto do Distrito Industrial (1968), Planos Diretores (1968/1969; 1995 e 2008) e Plano de Mobilidade Urbana (2014). Pretende-se verificar se as diretrizes urbanas em relação ao sistema viário previstas no Projeto do Distrito Industrial e primeiro Plano Diretor (1968/1969) elaborado pelo Centro de Pesquisa e Estudos Urbanísticos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - CEPEU foram utilizadas nos planos que se seguiram e como foram implantadas. Posteriormente, será estudado a relação desses planos com as propostas do Plano de Mobilidade Urbana, documento mais recente, elaborado em 2014. O município de Presidente Prudente está localizado no Oeste do Estado de São Paulo e, no final da década de 1960 foi alvo de estudos da Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai (CIBPU), sendo denominada de Capital Regional. Essa Comissão, em parceria com o CEPEU, realizou estudos e propôs um plano de industrialização para a cidade, escolhida para um projeto piloto de implantação de distritos industriais, nos anos seguintes foi realizado o primeiro Plano Diretor. A escolha do tema se deve a necessidade de pesquisar as políticas públicas de produção do espaço, buscando identificar se os Planos propostos possuem um papel ativo no processo de formação da malha urbana. Será feita a análise das propostas para o sistema viário, considerando que essa infraestrutura serve de base para toda a configuração espacial da cidade. Portanto, este trabalho pretende estudar o papel da infraestrutura viária nos Planos, através da sua implantação e, principalmente em relação ao Plano de Mobilidade Urbana. (AU)