Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da sinalização vocal no ninho sobre o sucesso reprodutivo de Malurus lamberti (Vigors & Horsfield, 1827) (Aves: Maluridae)

Processo: 17/00070-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Reginaldo José Donatelli
Beneficiário:Rafael Gustavo Capinzaiki Ottonicar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal   Comportamento sexual animal   Intersexualidade   Vocalização animal   Aves

Resumo

Reprodução cooperativa é um fenômeno comportamental recorrente às aves com comportamento reprodutivo complexo. Essa característica permite que cada indivíduo adulto de grupos reprodutivos invista menos energia no cuidado com a prole e, portanto, possuía maior disponibilidade para se alimentar e se dedicar a copulações extraconjugais. Por sua complexidade social e pela facilidade de ser estudada, a ave australiana M. lamberti é considerada um excelente modelo para investigações acerca da seleção interssexual em aves. Durante a atividade reprodutiva da espécie, é possível observar os indivíduos adultos alimentando os filhotes e, simultaneamente, emitindo sinais vocais, os quais podem ser direcionados tanto à prole quanto aos demais membros do grupo reprodutivo. Pouco se sabe a respeito dessas vocalizações, embora a compreensão de seu contexto comportamental mostre-se uma potencial ferramenta para o uso na conservação da espécie e no controle das suas populações. Em um estudo dos grupos reprodutivos de M. lamberti, residentes da região de Brisbane QLD, Austrália, o presente trabalho busca averiguar se essas vocalizações exercem influência no sucesso da prole no contexto da reprodução cooperativa em ninhos assistidos por, no mínimo, dois adultos. (AU)