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O personagem cinematográfico entre o narrativo e o sensorial

Processo: 17/11616-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de outubro de 2017
Vigência (Término): 14 de abril de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:João Vitor Resende Leal
Supervisor no Exterior: Andre Gaudreault
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Montréal, Canadá  
Vinculado à bolsa:15/06711-1 - Figuras de transe: o personagem cinematográfico entre o narrativo e o sensorial, BP.DR
Assunto(s):Narrativa   Estética (arte)

Resumo

Este projeto de estágio de pesquisa no exterior integra nosso projeto de doutorado que tem como objeto as relações entre o narrativo e o sensorial no cinema contemporâneo. Nossa abordagem consiste em analisar diferentes modos de endereçamento do personagem cinematográfico: o personagem como elemento articulador da narrativa, habitualmente modelado a partir da pessoa humana ("personagem-pessoa"), o personagem como energia subjacente à narrativa ("personagem-figura") e o personagem como corpo que se faz presente na imagem e como corpo da própria imagem ("personagem-presença"). Com essa análise, pretende-se aprofundar a compreensão das articulações e das supostas tensões que se estabelecem entre a dimensão narrativa e a dimensão sensorial (figural e material) no cinema e na arte em geral. No decorrer do estágio, questionaremos a noção de "integração narrativa" que, nos termos de Gaudreault e Gunning, caracteriza a passagem histórica e teórica do "cinema de atrações mostrativas" ao cinema narrativo clássico. A partir dessa ideia de "integração", estudaremos os momentos de suspensão narrativa (ou, em termos nossos, de modulação narrativa), isto é, momentos em que apelos de ordem sensorial perturbam a transparência narrativa e as prerrogativas habituais do personagem cinematográfico. Paralelamente, integraremos a nosso corpus fílmico objetos como instalações e esculturas videográficas (obras de Tony Oursler, Otávio Donasci e Denis Marleau, dentre outros) a fim de, explorando a noção de "efeito de personagem" apresentada por Patrice Pavis, ampliar a noção mesma de personagem e propor novas perspectivas para a narrativa audiovisual. (AU)