Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos ultraestruturais da interação entre Phakopsora euvitis e folhas de Vitis labrusca L. Niagara Rosada

Processo: 17/10197-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Júlia Boscariol Rasera
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/24003-9 - Epidemiologia, avaliação de danos e controle de doenças da videira, AP.TEM
Assunto(s):Histopatologia   Niágara Rosada   Vitis labrusca   Ferrugem (doença de planta)   Phakopsora euvitis   Epidemiologia

Resumo

O estado de São Paulo é o segundo maior produtor de uva do país sendo responsável por cerca de 14,6% da produção nacional. A principal variedade plantada é 'Niagara Rosada' (Vitis labrusca L.) devido à sua rusticidade e aceitabilidade no mercado. No entanto, o clima da região produtora é favorável à ocorrência da ferrugem da videira causada por Phakopsora euvitis que provoca queda na produção e comprometimento de safras seguintes, o que torna seu controle necessário. O controle tem sido feito com pulverizações preventivas e, em geral, há elevado número de aplicação de fungicidas, com prejuízos ao produtor e ao ambiente. O projeto Temático, no qual se insere essa proposta, tem como principal objetivo compreender o processo epidêmico dessa doença a fim de propor alternativas de manejo que diminuam o uso excessivo de fungicidas. Visto que, para a compreensão da epidemiologia da ferrugem da videira é fundamental o conhecimento do patossistema, análises histopatológicas ao microscópio de luz e eletrônico de varredura da interação entre o fungo Phakopsora euvitis e folhas de Vitis labrusca L. 'Niagara Rosada' foram iniciadas pela proponente em 2015. No entanto, devido às diminutas dimensões das estruturas do fungo, tais análises não foram suficientes para o entendimento do processo de colonização e das alterações subcelulares decorrentes da infecção motivo pelo qual o objetivo desta proposta será analisar tal processo ao microscópio eletrônico de transmissão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RASERA, J. B.; AMORIM, L.; MARQUES, J. P. R.; SOARES, M. K. M.; APPEZZATO-DA-GLORIA, B. Histopathological evidences of early grapevine leaf senescence caused by Phakopsora euvitis colonisation. PHYSIOLOGICAL AND MOLECULAR PLANT PATHOLOGY, v. 108, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.