Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção, encapsulação e aplicação de extrato de carotenoides obtido da casca do guaraná (Paullinia cupana)

Processo: 16/24916-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carmen Sílvia Fávaro Trindade
Beneficiário:Lorena Silva Pinho
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Spray drying   Microencapsulação   Guaraná

Resumo

O Brasil possui uma variedade de frutas nativas ainda pouco exploradas, como o guaraná. Com a tendência de reduzir os desperdícios e aproveitar os resíduos gerados nas indústrias, a casca do guaraná surge como uma fonte de carotenoides em potencial para aplicação. Os carotenoides constituem um importante grupo de pigmentos naturais e estão entre os componentes de maior interesse em relação aos efeitos benéficos dos alimentos à saúde humana. A busca por pigmentos naturais pela indústria de alimentos, em substituição aos corantes sintéticos, aumentou significativamente ao longo dos últimos anos, principalmente devido a questões de segurança. Com a finalidade de superar a alta instabilidade destes compostos, a microencapsulação seria uma ferramenta importante para prolongar a vida de prateleira e proteger as propriedades do material. A obtenção de extratos concentrados de carotenoides pode facilitar seu aproveitamento e administração, ao passo que sua encapsulação poderá torná-los menos suscetíveis à degradação, aumentando a sua aplicabilidade. Este processo consiste no recobrimento de um material ativo por um ou mais materiais que formam uma parede, protegendo o composto encapsulado do ambiente externo. Existem várias técnicas de encapsulação, entre as quais o spray drying tem sido a mais empregada. Contudo, nosso grupo de pesquisa tem tido resultados preliminares promissores com uma nova proposta de encapsulação, onde partículas produzidas em spray dryer são recobertas em spray chiller. Assim, os objetivos deste projeto serão obter o extrato concentrado de carotenoides provenientes da casca do guaraná, transformá-lo em pós produzidos por spray drying (controle), recobrir as partículas mais promissoras obtidas no spray dryer utilizando o spray chiller; caracterizar as partículas e aplicá-las em um produto extrusado (snack). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MARLUCI P.; THOMAZINI, MARCELO; HOLKEM, AUGUSTO T.; PINHO, LORENA S.; GENOVESE, MARIA I.; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S. Production and characterization of solid lipid microparticles loaded with guarana (Paullinia cupana) seed extract. Food Research International, v. 123, p. 144-152, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
LIMA, PRISCILLA M.; RUBIO, V, FERNANDA T.; SILVA, MARLUCI P.; PINHO, LORENA S.; KASEMODEL, MARCIA G. C.; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S.; DACANAL, GUSTAVO C. Nutritional Value and Modelling of Carotenoids Extraction from Pumpkin (Cucurbita Moschata) Peel Flour By-Product. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD ENGINEERING, v. 15, n. 5-6 MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.