Busca avançada
Ano de início
Entree

Biocompósitos ferti-liberadores à base de quitosana e celulose obtidos pela técnica spray drying

Processo: 17/03980-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Roselena Faez
Beneficiário:Lucas Luiz Messa
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/08057-8 - Biocompósitos ferti-liberadores à base de quitosana e celulose obtidos pela técnica spray drying, BE.EP.DD
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Quitosana   Celulose   Macronutrientes   Micronutrientes   Agricultura   Sustentabilidade   Spray drying

Resumo

O uso de materiais de liberação controlada de macro e micronutrientes é uma eficiente ferramenta que contribui para a sustentabilidade das práticas agrícolas. O aumento da eficiência do uso de fertilizantes, a redução da toxicidade no solo e a diminuição dos efeitos negativos associados à sobredosagem são alguns dos benefícios proporcionados por esses materiais. No entanto, a eficiência de liberação do material em solo e sua degradabilidade ainda requer estudos. A motivação principal deste projeto está na preparação de um biocompósito polimérico a partir de materiais naturais (quitosana e celulose) aditado com macronutrientes e a sua aplicação no solo. As micropartículas de quitosana-celulose serão preparadas usando a técnica de secagem por aspersão spray drying. As propriedades estruturais, térmicas e morfológicas bem como a capacidade de intumescimento e liberação de nutrientes serão avaliadas. A liberação no solo será avaliada com a técnica TDR que mede o movimento de íons em sistemas particulares, como é o caso do solo. As especificações operacionais do spray dryer serão determinadas em função da qualidade do produto final e das propriedades de liberação de nutrientes. Adicionalmente, objetiva-se entender a relação estrutura-propriedades de sistemas biopoliméricos compósitos. É importante destacar que o uso da técnica TDR no monitoramento in situ da liberação do nutriente no solo é inovador nesta área de materiais aplicados à Agricultura e fornecerá informações de forma rápida e precisa sobre o perfil de liberação do material no solo. Pretende-se ao final do projeto obter sistemas que possam ter aplicações na liberação controlada de agro-nutrientes e no desenvolvimento de produtos nutricionais para uma Agricultura de alto rendimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESSA, LUCAS LUIZ; FAEZ, ROSELENA. Spray-dried chitosan/nanocellulose microparticles: synergistic effects for the sustained release of NPK fertilizer. Cellulose, v. 27, n. 17, p. 10077-10093, NOV 2020. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.