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A análise da construção do conteúdo de reações redox em livros didáticos da educação básica

Processo: 17/12951-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Anike Araujo Arnaud
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino de química

Resumo

O livro didático tem mantido ainda uma posição de destaque atuando como disseminador de conhecimento e os professores muitas vezes o utiliza como principal guia de orientação para seus planos de aulas. A pesquisa tem como objetivo principal analisar de que forma os livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental I e II e de química do Ensino Médio constroem conceitos relacionados a processos redox para inferir como estes se relacionam às concepções alternativas dos estudantes relatadas na literatura. Assim, pretende-se descrever e analisar a evolução do conteúdo de oxirredução nos livros didáticos de Educação Básica brasileiros atualmente avaliados pelo PNLD. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que usa a análise de conteúdo a partir de categorias pré-existentes na literatura. Ao final da pesquisa busca-se conhecer como se dá a evolução do conteúdo de reações redox nos livros didáticos, e de que forma ele é influenciador nas concepções alternativas dos estudantes.

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