Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos da via de sinalização da GTPase Rho nas respostas de gliomas frente a estresse genotóxico

Processo: 17/01451-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Deborah Schechtman
Beneficiário:Yuli Thamires Magalhães
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Citoesqueleto de actina   Glioma   Glioblastoma   Proteínas rho de ligação ao GTP   Transdução de sinais   Mutagênese   Dano ao DNA   Reparo do DNA

Resumo

Glioblastoma é o mais comum tumor primário cerebral, e apesar da combinação cirúrgica com tratamentos de radio e quimioterapia, o prognóstico ainda é muito ruim. O aumento da proliferação e migração celular desses tumores está diretamente relacionado com sua agressividade, a qual tem sido relacionada com as vias das Rho GTPases. Evidências funcionais do papel de RhoA em gliomas foram demonstradas com a inibição de ROCK, levando a ativação de Rac1 e aumento da invasão e migração celular. Além disso, já foi demonstrado que Rho GTPases atuam em mecanismos de reconhecimento e reparo de dano no DNA em células tumorais. Por exemplo, nosso grupo mostrou recentemente que a atividade de RhoA em linhagens tumorais humanas afeta a sensibilidade dessas células frente a radiação ionizante gama e não-ionizante ultravioleta, através de vias de reparo de DNA, como HR, NHEJ e NER, por mecanismos moleculares ainda desconhecidos. Assim, este projeto visa investigar a via de sinalização da GTPase Rho, incluindo seus componentes downstream e a própria polimerização do citoesqueleto de actina, em células de glioblastoma após serem submetidas a danos no DNA. Além disso, pretende-se investigar também se este envolvimento da via de Rho possui ou não dependência frente à proteína supressora de tumor p53 e ao estresse oxidativo promovido pelos tratamentos já existentes, como radiação-³ e cisplatina. Ao fim, pretende-se utilizar os resultados dessa pesquisa para aprofundar a elucidação de vias de sinalização envolvendo Rho GTPase e mostrar que tanto esta enzima como outros componentes desta via, bem como o próprio citoesqueleto de actina, são alvos promissores para o desenvolvimento e o emprego de novos tratamentos contra os diversos tipos de glioblastomas, ou mesmo do aperfeiçoamento de tratamentos já existentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FACHI, JOSE LUIS; FELIPE, JAQUELINE DE SOUZA; PRAL, LAIS PASSARIELLO; DA SILVA, BRUNA KARADI; CORREA, RENAN OLIVEIRA; PEREIRA DE ANDRADE, MIRELLA CRISTINY; DA FONSECA, DENISE MORAIS; BASSO, PAULO JOSE; SARAIVA CAMARA, NIELS OLSEN; DE SALES E SOUZA, ERICKA LORENNA; MARTINS, FLAVIANO DOS SANTOS; SATO GUIMA, SUZANA EIKO; THOMAS, ANDREW MALTEZ; SETUBAL, JOAO CARLOS; MAGALHAES, YULI THAMIRES; FORTI, FABIO LUIS; CANDREVA, THAMIRIS; RODRIGUES, HOSANA GOMES; DE JESUS, MARCELO BISPO; CONSONNI, SILVIO ROBERTO; FARIAS, ALESSANDRO DOS SANTOS; VARGA-WEISZ, PATRICK; RAMIREZ VINOLO, MARCO AURELIO. Butyrate Protects Mice from Clostridium difficile-Induced Colitis through an HIF-1-Dependent Mechanism. CELL REPORTS, v. 27, n. 3, p. 750+, APR 16 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.