Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do comportamento de isoladores de distribuição frente a sobretensões atmosféricas oscilatórias

Processo: 17/01732-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Alexandre Piantini
Beneficiário:Daiana Antonio da Silva
Instituição-sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transitórios eletromagnéticos   Distribuicão   Descarga atmosférica   Alta tensão

Resumo

As linhas aéreas de distribuição de energia são frequentemente expostas a surtos decorrentes de descargas atmosféricas, as quais têm geralmente um grande impacto no seu desempenho. Tais sobretensões dependem de muitos parâmetros das descargas, da rede elétrica e do solo, de modo que suas formas de onda variam amplamente e podem diferir substancialmente da tensão de impulso atmosférico normalizada com a qual as isolações dos equipamentos elétricos são testadas quanto às sobretensões atmosféricas. A tensão de impulso atmosférico normalizada consiste em um impulso unidirecional com tempo de frente de 1,2 ¼s e tempo de cauda de 50 ¼s (impulso 1,2/50 ¼s). Como a suportabilidade de uma isolação depende não apenas da amplitude mas também da forma de onda da sobretensão, a análise do desempenho de uma dada linha de energia frente a descargas atmosféricas requer o conhecimento dos comportamentos dos equipamentos da rede, especialmente dos isoladores, frente aos surtos atmosféricos. Uma investigação preliminar baseada em dados teóricos e experimentais indica que sobretensões oscilatórias induzidas em linhas de distribuição por descargas atmosféricas indiretas não são raras. Embora diferentes modelos tenham sido propostos para prever a suportabilidade de isolações submetidas a impulsos não normalizados, nenhum deles se aplica ao caso de equipamentos de distribuição submetidos a impulsos atmosféricos oscilatórios. Assim, este projeto de pesquisa tem por principais objetivos: avaliar a ocorrência de sobretensões atmosféricas oscilatórias e identificar as suas características típicas; obter dados experimentais relativos às características de disrupção de isoladores classe 15 kV; e desenvolver um modelo matemático adequado para representar o comportamento desses isoladores quando submetidos a impulsos atmosféricos oscilatórios.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, ALEXANDRE RIGOTTI; PIANTINI, ALEXANDRE; DA SILVA, DAIANA ANTONIO; SHIGIHARA, MILTOM. A method for the evaluation of the behavior of a 15 kV insulator under bipolar oscillating impulse voltages. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS, v. 109, p. 307-313, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.