Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática e avaliação de estratégias de hidrólise enzimática de bagaço de cana em altas cargas de sólidos

Processo: 17/07633-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Aline Carvalho da Costa
Beneficiário:Carolina Marion de Godoy
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20630-4 - Desenvolvimento integrado de biorrefinaria e planta de bioetanol de cana-de-açúcar com emissão zero de CO2: rotas para converter recursos renováveis em bioprodutos e bioeletricidade, AP.TEM
Assunto(s):Bioprocessos   Modelos matemáticos   Bioetanol

Resumo

A utilização de biomassa lignocelulósica para a produção de especialidades químicas e biocombustíveis, como o etanol, apresenta um grande potencial. No entanto, para que seu uso se torne mais competitivo, ainda é necessário melhorar o desempenho de seu processamento. Para isso, um dos pontos chave é melhorar a etapa de hidrólise, de forma a obter um processo que opere com altas cargas de biomassa e obtenha altas concentrações de produto (açúcares fermentescíveis, sobretudo a glicose). Porém, avaliar experimentalmente as diferentes configurações de processo tem um alto custo e requer tempo. Assim, o presente projeto visa propor um modelo matemático da hidrólise enzimática de biomassa em condições de altas concentrações de sólidos e de produto e, com esse modelo, simular diferentes estratégias de operação (tanto em batelada alimentada como em múltiplas etapas), objetivando determinar uma situação ótima em termos de conversão e concentração de glicose. Propõe-se o desenvolvimento do modelo tendo como base os dados experimentais de trabalho desenvolvido no grupo de pesquisa (Longo, 2017), que obteve dados em altas concentrações de sólidos e atingiu altas concentrações de produto (> 100 g/L). Uma vez que o modelo esteja disponível será usado para avaliar diferentes estratégias, considerando hidrólise em mais de uma etapa e realização da hidrólise em batelada alimentada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE GODOY, CAROLINA MARION; MACHADO, DANIELE LONGO; DA COSTA, ALINE CARVALHO. Batch and fed-batch enzymatic hydrolysis of pretreated sugarcane bagasse - Assays and modeling. FUEL, v. 253, p. 392-399, OCT 1 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Carolina Marion de. . 2019. Dissertação de Mestrado.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.