Bolsa 17/07574-3 - Desigualdade social, Espaço social - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaço social e relações de gênero: estudo comparativo Paris e São Paulo

Processo: 17/07574-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 14 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 14 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Graziela Serroni Perosa
Beneficiário:Graziela Serroni Perosa
Pesquisador Anfitrião: Frédéric Lebaron
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École Normale Supérieure, Cachan (ENS), França  
Assunto(s):Desigualdade social   Espaço social   Sociologia educacional   Escolaridade   Práticas pedagógicas   Relações de gênero   Feminismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desigualdades sociais | educação e relações de gênero | espaço social | estratégias educativas | expansão da escolaridade feminina | Sociologia da educação | Sociologia da educação

Resumo

Este projeto se inscreve em uma pesquisa mais ampla que está sendo realizada em colaboração com Frédéric Lebaron. Esta pesquisa mais ampla chamada «Espaço social, desigualdades e dimensões do bem-estar» se propõe a comparar as configurações urbanas em três cidades: Paris, São Paulo e Recife (submetido ao Edital ANR/FAPESP 2017). Este período no exterior tem como objetivo realizar uma etapa decisiva desta investigação mais ampla, que é a constituição de uma base de dados estatísticos de Paris visando a observar em condições sociais distintas um mesmo conjunto de hipóteses. Hipóteses que estão relacionadas não apenas aos diferentes graus de desigualdades sociais, mas também relativas à modificações demográficas mais amplas e recentes, ligadas especialmente ao aumento da escolaridade feminina, à redução da fecundidade e ao aumento do emprego feminino. No período previsto em Paris pretende-se construir e explorar estas duas bases de dados comparáveis de São Paulo e de Paris, sob a orientação de Frédéric Lebaron e de Julien Duval (EHESS). Pretende-se avançar uma etapa decisiva deste trabalho enfrentando de maneira sistemática os desafios e as dificuldades ligadas à constituição destas bases de dados. De outra parte, será a oportunidade para realizar algumas entrevistas exploratórias em Paris, como aquelas que vimos realizando em São Paulo, com famílias com filhos de 12 a 26 anos, focalizando a relação entre escolaridade feminina e estratégias educativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)