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Produção e circulação de saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares: estudo dos documentos do fundo André Rey

Processo: 17/01466-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 12 de junho de 2017
Vigência (Término): 11 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Wagner Rodrigues Valente
Pesquisador Anfitrião: Rita Hofstetter
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université de Genève, Suíça  
Assunto(s):Educação matemática   Ensino de matemática   Aritmética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aritmética | Currículo de Matemática | Ensino de Matemática | ensino primário de matemática | História da Educação Matemática | Educação Matemática

Resumo

O estágio tem por objetivo consultar e analisar os documentos do fundo André Rey (1906-1965) integrante dos Archives Institut Jean-Jacques Rousseau. Esse personagem ativamente trabalha na criação, adaptação e estandardização de testes clínicos. Interessa-nos o seus estudos relativos aos testes para o ensino de aritmética. A análise de documentos do fundo Rey buscam evidenciar o movimento de produção e circulação de saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares, apoiados nesses testes. Tal movimento tem Rey como um expert. Esse pesquisador, mostram os documentos de seu fundo, trava diálogo com as produções vindas, sobretudo, dos Estados Unidos. O objetivo das pesquisas de Rey, em termos da aritmética escolar, não é o de evidenciar o que as crianças devem aprender, mas sim o que as crianças podem aprender. Tal objetivo irá levar à produção de novos saberes para ensinar aritmética na escola primária. Esses saberes vão sendo elaborados, ganham circulação e aportam no Brasil orientando a publicação de livros didáticos e manuais pedagógicos para a escola primária brasileira. Trata-se de uma nova era na produção e circulação de saberes profissionais do professor da escola primária. Ela busca a superação de época histórica anterior, orientada pela pedagogia intuitiva, de base pestalozziana, produtora de saberes para ensinar aritmética intuitivamente.

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