Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação do fator de proteção solar de emulsão contendo extrato rico em flavonóides

Processo: 17/14757-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 23 de outubro de 2017
Vigência (Término): 22 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Priscila Gava Mazzola
Beneficiário:Leticia Caramori Cefali
Supervisor no Exterior: Eliana Maria Barbosa Souto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Vinculado à bolsa:15/25533-7 - Desenvolvimento e avaliação do fator de proteção solar de emulsão contendo extrato rico em flavonóides, BP.DR
Assunto(s):Flavonoides

Resumo

O uso de filtros solares é necessário para doenças de pele, especialmente o câncer, além de prevenir contra o envelhecimento cutâneo precoce. O trabalho tem como objetivo estudar o potencial de fator de proteção solar de extrato contendo flavonoides, para incorporação em formulação de uso tópico. Para isso, quatro espécies vegetais (Dirmophandra mollis Benth, Ginkgo biloba L., Ruta graveolens L. e Vitis vinífera L.) foram utilizadas no trabalho para a obtenção de extrato contendo flavonoides. Os extratos obtidos para cada espécie e a mistura dos quatro, denominada amostra Mix, foram submetidos os seguintes ensaios: identificação de flavonoides; quantificação de flavonoides referentes à quercetina e rutina, por cromatografia líquida de alta eficiência; ensaio de citotoxicidade in vitro; e identificação do fator de proteção e eficácia antioxidante, ambos in vitro. Após a realização dos ensaios, foram desenvolvidas nove emulsões, do tipo O/A, as quais foram submetidas aos ensaios de estabilidade físico-química. As formulações mais estáveis foram avaliadas sensorialmente por voluntário e, a preferida foi utilizada como veículo para a incorporação da mistura de extratos. A formulação contendo flavonoides está sendo avaliada novamente quanto à sua estabilidade físico-química, e ensaios de espalhabilidade, reologia e avaliação da atividade antioxidante e do fator de proteção solar, ambos in vitro, estão sendo realizados. Posteriormente, ensaios de análise térmica e de permeação e retenção cutânea, utilizando células de Franz, serão realizados. Os resultados parciais obtidos demonstram que todos os extratos apresentam flavonoides, referentes à quercetina e rutina, são seguros frente ao ensaio de citotoxidade realizado, possuem fator de proteção solar e atividade antioxidante, de acordo com os métodos utilizados, sendo que a espécie Ginkgo biloba L. e a amostra Mix apresentaram os resultados mais significativos. A formulação cosmética desenvolvida e escolhida como preferida pelo ensaio de análise sensorial apresenta estabilidade físico-química e boa espalhabilidade, e a formulação contendo flavonoides apresentou atividade antioxidante e fator de proteção solar in vitro. Com isso, após o término do estudo, a formulação contendo flavonoides poderá ser uma alternativa para o combate aos efeitos deletérios provenientes da exposição à radiação ultravioleta, sendo promissora para o uso como filtro solar.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEFALI, LETICIA CARAMORI; ATAIDE, JANAINA ARTEM; EBERLIN, SAMARA; DA SILVA GONCALVES, FERNANDA CRISTINA; FERNANDES, ANA RITA; MARTO, JOANA; RIBEIRO, HELENA MARGARIDA; FOGLIO, MARY ANN; MAZZOLA, PRISCILA GAVA; SOUTO, ELIANA BARBOSA. In vitro SPF and Photostability Assays of Emulsion Containing Nanoparticles with Vegetable Extracts Rich in Flavonoids. AAPS PHARMSCITECH, v. 20, n. 1 JAN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.