Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da aplicabilidade do laser diodo em laringes e traquéias normais de porcos

Processo: 16/25437-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Paulo Francisco Guerreiro Cardoso
Beneficiário:Christopher Kengo Nagao
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Traqueia   Laringe   Diodo laser   Laser   Cirurgia torácica

Resumo

As estenoses da via aérea são problemas complexos e de difícil solução. Seu tratamento inclui o restabelecimento da continuidade a via aérea através de cirurgia, dilatações repetidas, inserção de órteses e uso de lasers cirúrgicos de alta potência. A laringofissura anterior e posterior é um procedimento cirúrgico eficaz na correção das estenoses laringo-traqueais em adultos e crianças, porém consiste em empreendimento cirúrgico de grande porte com morbidade considerável. Fundamentados na hipótese de que o laser de diodo de contato possa ser utilizado na confecção da laringofissura anterior e posterior por via endoscópica, faz-se necessário um estudo do seu poder de penetração em tecidos normais. Este estudo tem por objetivo averiguar-se a extensão e profundidade de lesão na laringe/traqueia determinada pelo laser de diodo em diferentes potências através da determinação da extensão e composição da zona térmica colateral à incisão produzida pelo laser de diodo. Trinta suínos serão anestesiados, submetidos a uma traqueostomia e a uma laringofissura mediana anterior longituninal, sendo após randomizados em 3 grupos conforme o método de produção das incisões longitudinais na transição laringo-traqueal: Grupo controle (n=4) secção da parede interna da laringe e traqueia com lâmina de bisturi convencional; Grupo eletrocautério (Valleylab Force 2, modelo 70202F, Boulder-CO, EUA)(n=16)-secção da parede interna da laringe e traqueia com 4 potências (10, 20, 30, 40; modo corte; n=4 cada subgrupo); Grupo laser de diodo (MediLaser 980nm, DMC São Carlos-SP) (n=16)-secção da parede interna da laringe e traqueia com 4 potências (10W, 15W, 20W, 25W ; n=4 cada subgrupo). Após a realização das incisões, o conjunto laringo-traqueal é explantado, fixado em formol 10%, os cortes histológicos preparados e corados pela hematoxilina-eosina, sendo então avaliados por microscopia ótica (aumentos 50x e 100x). Serão avaliados a extensão do dano térmico lateral e a profundidade do corte produzido por cada método utilizado. Os dados numéricos da área de lesão lateral serão obtidos por morfometria utilizando programa computadorizado. Serão coletados os dados de morfometria referentes à área de dispersão térmica lateral e na profundidade com as dimensões de dano térmico lateral mensuradas em µm2, plotados em planilha eletrônica (MS Excel). As variáveis em escala serão estudadas por comparação de médias e suas dispersões. A hipótese nula será que as médias serão iguais entre os grupos. As variáveis categóricas serão estudadas por suas análises descritivas e comparação de modas. Aplicado o teste ANOVA, a hipótese nula será rejeitada caso p<0,05 (significância de 95%). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENEZES, ARTEIRO QUEIROZ; GUERREIRO CARDOSO, PAULO FRANCISCO; NAGAO, CHRISTOPHER KENGO; MINAMOTO, HELIO; BIBAS, BENOIT JACQUES; SOARES RODRIGUES, ISAAC DE FARIA; OTOCH, JOSE PINHATA; DOLHNIKOFF, MARISA; CANZIAN, MAURO; MANCINI, MARILIA WELLICHAN; PEGO-FERNANDES, PAULO MANUEL. Posterior laryngofissure using a surgical contact diode laser: an experimental feasibility study. Lasers in Medical Science, v. 34, n. 7, p. 1441-1448, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.