Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da regulação emocional no julgamento moral

Processo: 17/11186-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio Boggio
Beneficiário:Rafaela Barreto dos Santos
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estados emocionais   Emoções   Moral   Julgamento (psicologia)

Resumo

O estudo das emoções tem apresentado um crescimento relevante nos últimos anos. Emoções morais estão localizadas em uma das categorias de emoção e compreende-se por um conjunto de alterações fisiológicas e/ou processamento cognitivo que apresentam como consequência do estabelecimento e manutenção da integridade das estruturas sociais e humanas. Baseado na literatura já existente na área de processos emocionais no julgamento moral, o presente estudo tem por objetivo investigar a influência de diferentes tipos de estratégias de regulação emocional diante do julgamento moral. Sendo assim, pretende-se chegar a esse objetivo através de um experimento que utilizará 120 voluntários que serão divididos inicialmente em dois grupos sendo eles, um grupo conservador e grupo liberal, através da aplicação da escala de Perfil Moral. Uma vez divididos, será aplicado o instrumento Moral Foundations Vignettes, que contém seis aspectos morais, antes e após a tarefa de regulação emocional. Essa divisão será feita da seguinte forma: 120 participantes serão divididos em quatro subgrupos contendo 30 participantes em cada, sendo o grupo 1 caracterizado pelo uso da estratégia de reavaliação cognitiva; o grupo 2, pelo uso da estratégia de distração atencional, e os grupos 3 e 4 pela visualização passiva. A tarefa experimental se constitui na observação, seguida de avaliação, de imagens de conhecida valência negativa e alta intensidade (com exceção ao grupo 4 que será apresentado imagens intensidade e valência neutra), ao longo desta tarefa serão posicionados eletrodos para o registro da atividade eletrocardiográfica. O presente tema de estudo se encontra em constante crescimento devido sua importante relevância no âmbito social. Desta forma, pretende-se contribuir para o enriquecimento teórico a respeito do julgamento moral e da sua relação com o processamento emocional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, LUCAS MURRINS; CLIFFORD, SCOTT; IYENGAR, VIJETH; BONATO, GRAZIELA VIEIRA; CABRAL, PATRICIA MORAES; DOS SANTOS, RAFAELA BARRETO; CABEZA, ROBERTO; SINNOTT-ARMSTRONG, WALTER; BOGGIO, PAULO SERGIO. Translation and validation of the Moral Foundations Vignettes (MFVs) for the Portuguese language in a Brazilian sample. JUDGMENT AND DECISION MAKING, v. 15, n. 1, p. 149-158, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.