Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de avaliação da qualidade da casca dos ovos de poedeiras comerciais

Processo: 17/00527-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Edivaldo Antônio Garcia
Beneficiário:Andressa Takahara Montenegro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidade específica

Resumo

O objetivo da realização do presente projeto é definir qual método de avaliação da qualidade da casca dos ovos apresenta maior correlação com a resistência da casca à quebra e, desta forma, identificar o método mais preciso, caso não seja possível a avaliação em um texturômetro. E, quando houver esta possibilidade, verificar qual diâmetro de sonda é mais adequado. Serão utilizados 630 ovos brancos provenientes de poedeiras com 60 semanas de idade, que serão separados por gravidade específica para padronização das amostras, já que esta é uma medida indireta, não exigindo a quebra do ovo. Serão utilizados 90 ovos de cada gravidade específica (de 1,070 a 1,100 g/cm3 com intervalos de 0,005 g/cm3), que posteriormente serão quebrados com sondas de diâmetros 2, 10 e 75 mm (30 ovos de cada gravidade específica para cada sonda). Após a quebra, os ovos serão avaliados para determinação do peso, percentagem e espessura de casca e peso de casca por superfície de área. Será realizada análise de variância em delineamento inteiramente casualizado, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (P<0,05). As correlações entre características serão calculadas pelo método de Pearson. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AT MONTENEGRO; EA GARCIA; AB MOLINO; JM CRUVINEL; CC OUROS; KS ALVES. Methods to Evaluate the Eggshell Quality of Table Eggs. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 21, n. 3, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTENEGRO, Andressa Takahara. Métodos de avaliação da qualidade da casca dos ovos de poedeiras comerciais. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.