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Em quais situações a aprendizagem de uma segunda língua é favorável para a aquisição da leitura? O papel da consciência morfológica em crianças francófonas no 1o, 3o e 5o ano que aprendem uma segunda língua em diferentes contextos

Processo: 17/00040-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fraulein Vidigal de Paula
Beneficiário:Carolina Roganti Leite Moreira
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bilinguismo   Aprendizagem   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Bilinguismo | consciência morfológica | Leitura | Psicologia

Resumo

Com base em pesquisas que destacam a importância da consciência morfológica na aprendizagem da leitura em crianças, nossa pesquisa tem como principal objetivo esclarecer como, em crianças bilíngues, alguns conhecimentos morfológicos se desenvolvem e são usados para ler em diferentes etapas desta aprendizagem e quais são os fatores que influenciam o seu desenvolvimento. Ao se concentrar em novos ambientes de aprendizagem / aquisição (bilinguismo francês - português, bilinguismo francês - alemão ; imersão total), a presente pesquisa oferece uma situação única para estudar dois fatores fundamentais para explicar as diferenças entre as crianças bilíngues : 1. as características das línguas em termos de riqueza morfológica (rica versus menos rica) e 2. o contexto da aprendizagem (exposição importante e natural para a aprendizagem da segunda língua por meio de imersão total).Nossa pesquisa examinará como a consciência morfológica se desenvolve e contribui para a eficiência na leitura durante a escolarização, desde o início até o final do ensino fundamental, em crianças francesas que aprendem o português ou o alemão como segunda língua em diferentes situações (imersões no Brasil ou na Alemanha). O objetivo é identificar os pontos fortes, universais e as especificidades dessa aprendizagem baseada nas características dessas diferentes populações. Diferentes perfis de aprendizagem obtidos serão comparados com os dos monolíngues que vivem na França. Os resultados e suas interpretações irão esclarecer os fatores que facilitam o domínio das competências que são importantes para a escrita e identificar as condições mais favoráveis para a aprendizagem da leitura em um contexto há muito valorizado, o multilinguismo. (AU)

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