Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia integrativa do táxon Ophiothela (Ophiotrichidae, Ophiuroidea): reconhecimento das espécies com ocorrência em duas ecorregiões do Brasil

Processo: 17/09987-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Michela Borges
Beneficiário:Gabriela Granadier
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ophiuroidea   Morfologia animal   Morfometria   Invasão biológica   DNA mitocondrial   Biodiversidade

Resumo

Este projeto tem o objetivo de reconhecer de forma segura as espécies do gênero Ophiothela na costa brasileira. Esta revisão se faz necessária devido aos muitos problemas taxonômicos deste táxon, havendo sobreposições de caracteres morfológicos dificultando o reconhecimento por meio da taxonomia tradicional. O gênero foi primeiramente registrado no Brasil em 2000, sendo tratado como invasor, provavelmente trazido por água de lastro ou por meio de correntes marinhas, não sabendo ainda o impacto desse animal fora de seu habitat natural. Neste contexto, a proposta é utilizar-se da taxonomia integrativa para estudo do táxon, com base em caracteres morfológicos externos e internos, morfometria e análises moleculares, a partir de espécimes de duas ecorregiões: I) Nordeste - Salvador (BA) e II) Sudeste: Baía do Araçá, São Sebastião (SP) e Complexo Estuarino de Paranaguá (PR). Para os aspectos morfológicos, além da morfometria, serão analisadas e descritas estruturas diagnósticas do disco e braços, incluindo vértebras e placas braquiais, elementos corporais que vêm se mostrando muito consistentes no estudo e delimitação de linhagens de Ophiuroidea. Os aspectos moleculares serão estudados com base no DNA mitocondrial (CO1 e 16S). Os espécimes de cada ecorregião serão comparados para verificar se as linhagens são diferentes, a fim de esclarecer a delimitação das espécies na costa brasileira. Os resultados obtidos ao final das análises serão avaliados de forma integrativa, permitindo a delimitação do táxon possibilitando maior conhecimento da biodiversidade de Ophiuroidea no Brasil e entendimento dos processos de especiação ao longo da plataforma continental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALITTO, RENATA A. S.; GRANADIER, GABRIELA; CHRISTENSEN, ANA B.; O'HARA, TIMOTHY; DI DOMENICO, MAIKON; BORGES, MICHELA. Unravelling the taxonomic identity of Ophiothela Verrill, 1867 (Ophiuroidea) along the Brazilian coast. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 100, n. 3, p. 413-426, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.