Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de overdentures suportadas por um único implante central mandibular sobre a fala de idosos totalmente desdentados

Processo: 17/11098-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Renata Cunha Matheus Rodrigues Garcia
Beneficiário:Ingrid Andrade Meira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia   Prótese total   Implantação dentária   Revestimento de dentadura   Fala   Idosos

Resumo

A fala influencia diretamente a qualidade de vida, demonstrando papel fundamental frente às relações humanas. Autores afirmam que a perda de dentes e as reabilitações protéticas interferem na produção da fala, sendo que, um dos principais problemas encontrados nessas reabilitações, é a falta de retenção e estabilidade da prótese total (PT) inferior. Diante dessa situação, o idoso vivencia, com mais frequência, essas adversidades da PT. O advento do tratamento protético implantossuportado permitiu melhora significativa nas condições de retenção e estabilidade da PT inferior. Recentemente, um tratamento inovador e simplificado propõe a confecção de overdenture suportada apenas por um único implante instalado na região de sínfise mentoniana. Diante disso, não há na literatura científica, informações sobre o impacto que a overdenture suportada por implante único pode proporcionar na fala do idoso. Portanto, objetivo deste estudo é comparar as características fonoarticulatórias, o padrão de movimento mandibular e espaço funcional livre de pronúncia de idosos reabilitados inicialmente com PTs convencionais, e posteriormente, com overdenture mandibular suportada por implante único instalado na região central. Serão selecionados 15 voluntários com idade superior à 60 anos, apresentando edentulismo total em ambas as arcadas dentárias. Primeiramente, serão confeccionadas PTs convencionais inferiores e superiores, e após dois meses de uso e adaptação às novas PTs convencionais, todas as variáveis serão mensuradas. Em segunda etapa, os mesmos voluntários serão submetidos à instalação de um único implante osseointegrado na região central mandibular. Após o período de osseointegração, as PTs convencionais inferiores serão transformadas em overdentures. As variáveis serão mensuradas novamente após dois meses de instalação da overdenture inferior. Os resultados coletados serão submetidos à análise estatística utilizando os testes adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEIRA, INGRID ANDRADE; PINHEIRO, MAYARA ABREU; PRADO-TOZZI, DANIELA ALMEIDA; CACERES-BARRENO, ANDRES HUMBERTO; DE MORAES, MARCIO; RODRIGUES GARCIA, RENATA CUNHA MATHEUS. peech and the swallowing threshold in single implant overdenture wearers: A paired control stud. Journal of Oral Rehabilitation, v. 48, n. 11, . (18/23013-4, 17/11098-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.