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Análise de resposta rajada considerando folga e atrito em superfície de controle

Processo: 17/08008-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Larissa Drews Wayhs Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/23348-6 - Uma avaliação crítica da técnica de Hénon's para resolver problemas de aeroelasticidade com folga e atrito em superfície de controle, BE.EP.IC
Assunto(s):Atrito   Dinâmica de voo   Controle de aeronaves   Aeroelasticidade de aeronaves

Resumo

Sabe-se que a presença de efeitos não-lineares nos sistemas aeroelásticos pode alterar de forma importante a dinâmica de voo. Em particular, folgas e atrito nas superfícies de controle podem inclusive implicar em alterações na estabilidade dos veículos aéreos, resultando até mesmo em restrições de envelope de voo. Neste contexto, este trabalho compreende um estudo das respostas aeroelásticas à rajada em uma seção típica de três graus de liberdade considerando folga e atrito na superfície de controle. As análises serão feitas no domínio do tempo considerando a técnica de Hénon para integração numérica e, portanto, será possível discutir os efeitos destas não linearidades na dinâmica do sistema. (AU)