Bolsa 17/07426-4 - Século XVII, História da educação - BV FAPESP
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Conhecimento, educação e a tradição hermética: uma leitura da obra de Jan Amos Comenius (século XVII)

Processo: 17/07426-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Thiago Borges de Aguiar
Beneficiário:Thiago Elias Vieira Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Século XVII   História da educação   Conhecimento   Hermetismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comenius | Rosa-cruz | seculo XVII | Tradição Hermética | História da Educação

Resumo

Este projeto está vinculado ao Grupo de Estudos História da Educação e Religião de Piracicaba e busca construir um novo olhar para um conjunto obras do século XVII, a partir de elementos encontrados em pesquisas anteriores. Propõe-se para este projeto observar o modo como a obra do educador Jan Amos Comenius possui as marcas da tradição hermética e do movimento conhecido como Iluminismo Rosa-cruz em suas concepções de conhecimento e educação. Para além do que já foi estabelecido por alguns autores nas últimas décadas, pretende-se ampliar a compreensão da relação entre conhecimento, educação e a tradição hermética, com sua vertente rosacruciana, analisando cinco livros do educador tcheco, a saber: O labirinto do mundo e o paraíso do coração, Didática Magna, Orbis Sensualium Pictus, Pampaedia, Unum Necessarium. A bibliografia de apoio que será utilizada para compreensão da tradição hermética está baseada, prioritariamente, na obra de Frances Yates. O exercício metodológico para o trabalho histórico pauta-se pelos escritos de Carlo Ginzburg. Como resultado final, espera-se um mapeamento detalhado de conceitos, ideias e argumentos que possam ser associados ao hermetismo renascentista/moderno nas cinco obras acima citadas. (AU)

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