Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e atividade antimicrobiana de filmes biopoliméricos de dietilaminoetil quitosana de alta massa molecular

Processo: 17/13762-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Vera Aparecida de Oliveira Tiera
Beneficiário:Otávio da Mata Cunha
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Nanotecnologia   Quitosana   Alternaria   Tensoativos   Penicillium

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e teste de um agente antimicrobiano para a preservação de grãos e frutos, visando contribuir para melhorar a competitividade da agroindústria brasileira, nos aspectos da segurança e qualidade alimentar. A proposta está baseada em patente de um biofungicida anfifílico (Patente NoBR102012023859) que tem como base o polissacarídeo quitosana. O projeto contará com a colaboração da EMBRAPA Instrumentação de São Carlos e tem como objetivo geral a síntese, caracterização e obtenção de filmes biopoliméricos de derivados anfifílicos de dietilaminoetil quitosana de alta massa molecular (~300 kDa). Além dos estudos in vitro dos derivados na inibição dos fungos Alternaria solani e Alternaria alternata que impactam a produção e conservação de alimentos. Pretende-se também avaliar as propriedades físico-químicas e atividade antifúngica desses filmes e sua eficiência como revestimento ativo na proteção de alimentos. A proposta é parte do projeto de pesquisa FAPESP 2016/15736-0. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, OTAVIO DA MATA; FURUYAMA LIMA, ALINE MARGARETE; GARRIDO ASSIS, ODILIO BENEDITO; TIERA, MARCIO JOSE; DE OLIVEIRA TIERA, VERA APARECIDA. Amphiphilic diethylaminoethyl chitosan of high molecular weight as an edible film. International Journal of Biological Macromolecules, v. 164, p. 3411-3420, DEC 1 2020. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Otávio da Mata. Síntese e atividade antimicrobiana de filmes biopoliméricos de dietilaminoetil quitosana de alta massa molecular. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.