Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da regra na correspondência fazer-dizer: um estudo baseado no paradigma de resistência à tentação

Processo: 17/04133-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Ana Elisa Quintal
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Mentira   Cognição social   Análise do comportamento   Psicologia da criança

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito da regra na correspondência fazer-dizer (i.e., no comportamento de mentir) de crianças. Pretende-se coletar com 48 crianças, de dois diferentes grupos de idade (6 e 8 anos), sendo que cada grupo de idade terá um número aproximado de meninos e meninas. A coleta de dados está em andamento e, até o momento, participaram 22 crianças. Os participantes são distribuídos aleatoriamente em duas condições: condição com regras (CR) e condição sem regras (CS). Elas são solicitadas a participar de um jogo de adivinhação de números com base no paradigma de resistência à tentação. Em um dado momento do jogo, a experimentadora deixa a criança sozinha na sala, criando uma situação tentadora para a trapaça no jogo, possibilitando que a criança olhe a carta da rodada. Quando a experimentadora volta à sala, ela pergunta se a criança olhou a carta. Pretende-se, portanto, investigar: a) possíveis efeitos de idade no comportamento do mentir; e b) se crianças que forem instruídas previamente a obedecer uma regra de "não mentir" serão menos propensas a se engajar nesse comportamento do que crianças que não forem expostas à regra. Os resultados preliminares indicam que todas as crianças que trapacearam mentiram posteriormente para encobrir a trapaça. No próximo semestre, como previsto originalmente, será dada continuidade à coleta de dados e realizadas as análises estatísticas previstas. Espera-se encontrar diferenças significativas na frequência do comportamento de mentir entre as duas condições (com x sem regras). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTEZ, MARIELE DINIZ; DOS SANTOS, LETICIA; QUINTAL, ANA ELISA; SILVEIRA, V, MARCELO; DE ROSE, JULIO C. Learning a foreign language: Effects of tact and listener instruction on the emergence of bidirectional intraverbals. JOURNAL OF APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS, v. 53, n. 1, p. 484-492, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.