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Estudo exploratório de habilidades sociais e problemas de comportamento em crianças da educação infantil

Processo: 16/17199-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Marina Piran
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Educação infantil   Habilidades sociais   Psicologia da criança   Análise do comportamento

Resumo

A educação infantil (EI) tem como objetivo desenvolver integralmente as crianças, podendo ajudá-las a ampliar suas habilidades sociais (HS). HS são conjuntos de comportamentos que contribuem para a competência social e favorecem um bom relacionamento com outras pessoas. Um bom repertório de HS na infância atua como fator de proteção ao desenvolvimento. O presente estudo tem como objetivo geral caracterizar HS e problemas de comportamento (PC) apresentados por crianças da EI, e como objetivos específicos, verificar: os PC apresentados por elas, a existência de diferenças entre sexo no que tange as variáveis investigadas e as associações entre as mesmas. Participarão 100 pais/responsáveis e 10 professoras de crianças de três a cinco anos e onze meses pertencentes a escolas de EI da rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista. Trata-se de um estudo prospectivo, transversal, no qual as crianças serão avaliadas por diferentes fontes. Serão utilizados como instrumentos: Escala de Comportamento Social para Pré-Escolares (PKBS-BR) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados serão cotados segundo as proposições de cada instrumento e realizadas as análises estatísticas pertinentes através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Espera-se que os resultados possam colaborar com o planejamento de programas de prevenção de caráter universal em habilidades sociais destinados a formação de professores e pais, orientando-os em como auxiliar no desenvolvimento dessas junto as crianças. Ressaltamos que esse estudo está vinculado a dois projetos maiores, sendo um apoiado pela FAPESP e outro pelo CNPq. (AU)