Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade aeróbia, qualidade de vida, força e função muscular em pacientes com miopatia necrosante imunomediada

Processo: 17/06794-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Samuel Katsuyuki Shinjo
Beneficiário:Letícia Alves Perin
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Miosite   Reumatologia   Doenças autoimunes   Treinamento físico

Resumo

Miopatia necrosante imunomediada (MNIM) é uma miopatia inflamatória idiopática sistêmica rara associada à alta incapacidade funcional. Caracteriza-se por um quadro agudo/subagudo de fraqueza muscular esquelética com nível sérico elevado de enzimas musculares. Tende a ser refratária ao tratamento medicamentoso convencional (glicocorticoide e/ou imunossupressores) e apresenta recidivas frequentes. Essas manifestações podem contribuir tanto para uma diminuição da força e capacidade funcional, como prejuízo da capacidade aeróbia. Diferentemente de outras miopatias inflamatórias idiopáticas (dermatomiosite, polimiosite e miosite por corpos de inclusão), até o presente momento não há estudos avaliando o efeito de treinamento físico em capacidade aeróbia, força e função muscular de pacientes com MNIM. Portanto, o objetivo do presente estudo é avaliar o impacto de treinamento físico em pacientes com MNIM. Como grupos controles, estes pacientes serão comparados a pacientes com polimiosite e aos indivíduos saudáveis (pareados por sexo e idade). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, J. M.; DE OLIVEIRA, D. S.; PERIN, L. A.; MISSE, R. G.; DOS SANTOS, A. M.; GUALANO, B.; DE SA PINTO, A. L.; ROSCHEL, H.; LIMA, F. R.; SHINJO, S. K. Feasibility, safety and efficacy of exercise training in immune-mediated necrotising myopathies: a quasi-experimental prospective study. CLINICAL AND EXPERIMENTAL RHEUMATOLOGY, v. 37, n. 2, p. 235-241, MAR-APR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.