Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da privação de sono no metabolismo e função de peptídeos beta-amiloide

Processo: 17/10404-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Kil Sun Lee
Beneficiário:Márcio Henrique Mello da Luz
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Auxílio(s) vinculado(s):20/00227-9 - Privação de sono regula a disponibilidade da PrPC e do peptídeo beta-amiloide, o qual pode prejudicar a interação entre PrPC e laminina e plasticidade neuronal., PUB.ART
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Neurobiologia   Laminina   Privação de sono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apolipoproteína E | Doença de Alzheimer | laminina | peptídeo beta-amiloide | privação de sono | Proteína Prion Celular | Neurobiologia

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa, marcada por um declínio cognitivo progressivo e pelo acometimento de indivíduos em idade avançada. Essa doença impacta consideravelmente o índice de mortalidade e a economia global. Apesar dos esforços realizados por grupos de pesquisa em todo o mundo, a cura para a DA ainda não foi descoberta e as escassas alternativas de tratamento visam somente o retardamento de sua progressão. Sabe-se que as principais características moleculares apresentadas pelos pacientes da DA são acúmulos de emaranhados neurofibrilares compostos de proteína tau e placas senis formadas por agregados de peptídeo beta-amiloide (pAbeta). Outra observação feita nestes pacientes é uma maior prevalência do alelo epsilon-4, que codifica a isoforma E4 da apolipoproteína E (apoE). Ainda, existe uma relação direta entre a DA e aspectos relacionados ao sono. Os indivíduos que possuem essa doença costumam apresentar alteração no perfil de sono. Por outro lado, a privação de sono (PS) também pode ser considerada um fator de risco para o desenvolvimento da DA, uma vez que a falta de sono causa o acúmulo de pAbeta no cérebro. Este acúmulo pode ter relação com a atividade exercida por apoE no metabolismo de pAbeta. Uma vez que os pAbeta acumulam, eles podem desencadear sinais neurotóxicos via proteína prion celular (PrPC) e receptor metabotrópico de glutamato do grupo I (mGluRI). Entretanto, a Laminina (LN) também pode se ligar a PrPC-mGluRI e gerar uma resposta oposta. Nossos resultados prévios mostraram que os pAbeta podem competir com a LN pela interação à PrPC. Portanto, este estudo visa avaliar os efeitos do acúmulo de pAbeta no processo de neuritogênese desencadeado pela interação entre PrPC-LN, e verificar o papel de apoE no acúmulo de pAbeta induzido pela privação de sono. A compreensão dos efeitos da privação de sono na função e metabolismo de pAbeta pode ajudar a elucidar os mecanismos da patogênese da DA e contribuir na criação e aperfeiçoamento de tratamentos, visando reduzir os índices de mortalidade e gastos gerados por essa demência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA LUZ, MARCIO H. M.; PINO, JESSICA M. V.; SANTOS, TIAGO G.; ANTUNES, HANNA K. M.; MARTINS, VILMA R.; DE SOUZA, ALTAY A. L.; TORQUATO, RICARDO J. S.; LEE, KIL S.. Sleep deprivation regulates availability of PrP (c) and A beta peptides which can impair interaction between PrP (c) and laminin and neuronal plasticity. Journal of Neurochemistry, v. 153, n. 3, . (16/04297-6, 17/10404-2)
PEREIRA, GABRIELA CRUZ; NETO, MARCOS MONICO; MOREIRA ANTUNES, HANNA KAREN; LEE, KIL SUN; MELLO DA LUZ, MARCIO HENRIQUE. Anesthesia can alter the levels of corticosterone and the phosphorylation of signaling molecules. BMC RESEARCH NOTES, v. 14, n. 1, . (17/10404-2, 13/00152-5, 11/15962-7, 16/04297-6)
MELLO DA LUZ, MARCIO HENRIQUE; VOLEJNIK PINO, JESSICA MONTEIRO; MONICO-NETO, MARCOS; DE AMORIM, PRISCILA NICOLICHT; MOREIRA ANTUNES, HANNA KAREN; PORCIONATTO, MARIMELIA APARECIDA; LEE, KIL SUN. Sleep deprivation modulates APOE and LDL receptor-related protein 1 through thyroid hormone T4 and impairs Aβ clearance in hippocampus of rats. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR BASIS OF DISEASE, v. 1869, n. 6, p. 12-pg., . (18/12605-8, 16/04297-6, 17/10404-2, 19/21511-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.