Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos in vitro de pele reconstituída: desenvolvimento, avaliação dos danos e da eficácia fotoprotetora nas regiões uva e visível do espectro solar

Processo: 17/01272-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Antonio Claudio Tedesco
Beneficiário:Carla Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Radiação solar

Resumo

O papel da radiação UVB no desenvolvimento do câncer de pele é muito bem documentado. Ao contrário, o papel da radiação UVA ainda permanece pouco esclarecido e controverso, parcialmente devido a dupla função da melanina, que pode atuar como fotoprotetor e fotossensibilizador. Têm sido demonstrado, ainda, que a radiação visível (VIS) também pode interferir na síntese da melanina e promover danos à pele. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar, em modelo de pele reconstituída e pigmentada, o efeito da radiação UVA e VIS no processo de melanogênese da pele e, consequentemente, o papel da melanina nos danos gerados ao DNA após radiação, bem como a eficácia de proteção de filtros solares UVA contra os danos observados. Para tanto, modelos de pele reconstituída, contendo ou não melanócitos humanos, serão desenvolvidos, submetidos a doses crescentes de radiação UVA e VIS e avaliados quanto ao conteúdo e transferência de melanina aos queratinócitos vizinhos, expressão dos genes da melanogênese, morte celular, estresse oxidativo, formação de fotodímeros e lesões de fotooxidação, além do dano oxidativo causado ao DNA por citometria de fluxo, microscopia confocal, PCR e Western blot e ensaio Cometa. Ainda, filtros solares UVA serão avaliados quanto à capacidade de proteger contra os danos causados ao DNA. Com os resultados obtidos espera-se estabelecer um modelo de produção de pele reconstituída pigmentada e fornecer informações adicionais sobre a influência da radiação UVA e VIS na melanogênese da pele e, consequentemente, o papel sensibilizante da melanina e suas implicações no dano gerado ao DNA. E, por fim, contribuir para que novas estratégias de fotoproteção sejam adequadamente propostas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, CARLA; PELLOSI, DIOGO SILVA; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO. Prodrugs for targeted cancer therapy. EXPERT REVIEW OF ANTICANCER THERAPY, v. 19, n. 6, p. 483-502, JUN 3 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.