Busca avançada
Ano de início
Entree

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA: uma abordagem interdisciplinar.

Processo: 17/03922-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Leopoldo Pereira Fulgencio Junior
Beneficiário:Marcos Roberto Fontoni
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia experimental   Desenvolvimento infantil   Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | neurodesenvolvimento | Psicanálise | Psicologia Experimental | Relaçâo mãe-bebê | Winnicott | Psicologia do desenvolvimento, psicanálise, neurociências, psicologia experimental

Resumo

Ao longo da história, tanto pesquisas teóricas quanto experimentais têm mostrado que as mais diversas psicopatologias são causadas por fatores internos e externos ao sujeito. Os fatores internos mais investigados são os genéticos e neurológicos, enquanto os externos são condições sócio econômicas, perinatais, traumas na infância, entre outros. A Psicanálise e, mais especificamente Winnicott, têm enfatizado os fatores emocionais constituidores das organizações psíquicas, a ponto deste autor afirmar que "a gênese das psicoses está na falha ambiental precoce". Tal afirmação poderia ser verificada através da observação da Interação Mãe-Bebê que já se mostrou eficaz para predizer alguns aspectos do desenvolvimento cognitivo e emocional. Nesta pesquisa serão estabelecidos indicadores empíricos do desenvolvimento socioemocional no primeiro ano de vida, que possam ser utilizados tanto para apontar o risco quanto para uma atitude profilática com relação às psicopatologias mais graves. Partiremos da hipótese de Winnicott a respeito da gênese das psicoses associando-a a outras concepções desenvolvimentistas dentro da própria psicanálise e no neurodesenvolvimento e da psicologia experimental. Tal proposta leva a um estudo teórico de diversas compreensões do desenvolvimento do bebê no seu primeiro ano de vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONTONI, Marcos Roberto. Marcos do desenvolvimento infantil nos três primeiros anos de vida: uma abordagem transdisciplinares. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.