Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas fisiológicas e moleculares de três modelos de treinamento de corrida com cargas equiparadas em ratos wistar

Processo: 17/04445-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcelo Papoti
Beneficiário:Carlos Dellavechia de Carvalho
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Corridas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corrida | Isocarga | Treinamento | Fisiologia do Execício

Resumo

Estudos têm demonstrado melhora na atividade oxidativa e do desempenho partir de diferentes modelos de treinamento. No entanto poucos estudos verificaram as respostas fisiológicas e moleculares a partir da manipulação das variáveis volume e intensidade com equiparação das cargas dos treinamentos. O objetivo do presente estudo será verificar as respostas fisiológicas e moleculares de ratos Wistar, submetidos a três sessões agudas de treinamento, com cargas equiparadas, e posteriormente comparar a sensibilidade destas mesmas respostas a dois modelos de treinamento polarizado com cargas equiparadas. Setenta e oito ratos Wistar serão submetidos três sessões de treinamento, que serão: GZ1 (n=24), corrida contínua em intensidade abaixo do Lan (volume=43min, intensidade=70% Lan); GZ2 (n=24) será realizada uma corrida na intensidade de Lan (volume=31min, intensidade=100% Lan) e GZ3 (n=24), esforços supra-Lan (volume=25min, intensidade=120,4% Lan). Antes e após as sessões agudas e após 6, 12 e 24 horas, 6 animais de cada grupo serão sacrificados para quantificação do conteúdo muscular (gastrocnêmio e sóleo) de glicogênio, transportador de glicose (GLUT-4), preroxisome proliferator-activated receptor-y coativator 1-± (PGC1-±), proteína quinase ativada por AMP (AMPK) e citrato sintase (CS), por meio das técnicas de imunoprecipitação, imunoblot. Em seguida quarenta e dois ratos serão utilizados para testar o comportamento destes mesmos parâmetros em dois modelos de treinamento polarizado utilizando as sessões de treinamento previamente padronizadas. Para comparação entre os grupos, nos diferentes momentos após os treinamentos será utilizado o teste de análise de variância (ANOVA) One-Way e teste de Post-hoc de Tukey, com p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Carlos Dellavechia de. Respostas fisiológicas e moleculares de três modelos de treinamento de corrida com cargas equiparadas em ratos Wistar. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.