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A inovação na radiodifusão: instrumentos de responsabilidade como vetor de dinamização do relacionamento entre emissoras e públicos

Processo: 17/12913-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Danilo Rothberg
Beneficiário:Daniele Ferreira Seridório
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/03156-8 - Escopo e desenvolvimento dos mecanismos de accountability e interação com a audiência na radiodifusão pública da Inglaterra (Parte II - República Tcheca), BE.EP.DR   19/03158-0 - Escopo e desenvolvimento dos mecanismos de accountability e interação com a audiência na radiodifusão pública da Inglaterra (parte i - Reino Unido), BE.EP.DR
Assunto(s):Radiodifusão   Cidadania   Comunicação pública   Responsabilidade   Jornalismo

Resumo

O jornalismo como instituição tende a circunscrever-se a um campo social refratário à crítica do público, mas a atual configuração tecnológica do campo midiático e as exigências conceituais e práticas da comunicação pública nas democracias contemporâneas questionam os muros erguidos entre jornalismo e públicos. O jornalismo enfrenta o desafio de abrir-se sem perder legitimidade e autonomia, processo que pode ocorrer pela adoção de inovações de accountability e inputs que estabelecem relacionamentos com seus públicos, com diferentes arranjos e complexidades. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar os relacionamentos estabelecidos entre emissoras de TV como concessões públicas de radiodifusão e seus públicos, comparando as práticas realizadas no Brasil e na Inglaterra, país reconhecido mundialmente por formatos inovadores de governança. Entendemos que esses relacionamentos se diferenciam pelas dimensões de provimento de informação, feedback, participação, engajamento, reaproveitamento e profissionalização. Por meio da metodologia de análise de conteúdo e codificação aberta, axial e seletiva de documentos, entrevistas e conteúdo da programação, identificaremos práticas, canais, procedimentos e dispositivos adotados pelas emissoras. Analisaremos como essas dimensões podem impactar as estratégias de criação e manutenção de valores de responsabilidade social, inovação e credibilidade. Contribuiremos com a produção de diretrizes para instrumentos de relacionamento com os públicos adequados a uma emissora com concessão pública de televisão, cada vez mais necessárias em um contexto caracterizado pela busca por instrumentos inovadores capazes de reverter o déficit de credibilidade enfrentado pelo jornalismo na atualidade e aumentar a competitividade no cenário das novas mídias.

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