Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e simulação de relações entre tarefas computacionais de tempo-real usando interfaces gráficas

Processo: 17/06737-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Aleardo Manacero Junior
Beneficiário:Fernanda Fernandes Peronaglio
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de tempo-real   Tempo-real

Resumo

Sistemas de tempo-real formam uma classe importante de aplicações computacionais, uma vez que é crescente o número de acessórios humanos voltados para a automação de atividades, como é o caso dos veículos autoguiados em fases de testes. Como muitos dos sistemas de tempo-real são críticos, dependendo fortemente do atendimento das tarefas dentro dos intervalos corretos, a análise de seu desempenho é bastante importante. Essa análise é melhor realizada por simulação, evitando assim perigos possivelmente presentes se executada no ambiente real.Entretanto, simuladores de tarefas normalmente as modelam como blocos independentes de carga de trabalho. Embora isso seja correto para muitos sistemas, o mesmo não é sempre verdade em sistemas de tempo-real, pois aplicações desse tipo normalmente apresentam relações de dependência entre si. Em alguns simuladores isso é resolvido obrigando o usuário a escrever o modelo em alguma linguagem específica, o que, evidentemente, dificulta o trabalho de simulação.Desse modo o objetivo deste trabalho é propor e implementar técnicas que permitam a modelagem de interações entre tarefas de tempo-real por meio de interfaces visuais, sem comprometer a correção do motor de simulação. Isso permite que o usuário se concentre no problema a ser simulado e não na programação de detalhes do sistema, melhorando a eficiência desse processo.Como base para execução deste trabalho será utilizado o simulador RTsim, que já apresenta características interessantes de simulação, como interface para modelagem de escalonadores e de auxílio ao ensino. Assim como outros simuladores, o RTsim trata tarefas como blocos independentes de trabalho, o que compromete em parte a sua aplicação. O resultado deste trabalho será primeiro a definição de procedimentos de modelagem de relações entre tarefas que possam ser aplicados tanto em tempo-real quanto em qualquer sistema em que tais relações existam (concorrência, paralelismo, etc), e depois a obtenção de um simulador apresentando uma maior facilidade e correção no processo de modelagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERONAGLIO, Fernanda Fernandes. Modelagem de relações entre tarefas usando interfaces gráficas aplicada em sistemas de tempo-real. 2019. 122 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.