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Avaliação e planejamento de ensino individualizado para aluno com deficiência intelectual

Processo: 17/13749-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 04 de outubro de 2017
Vigência (Término): 03 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Lidia Maria Marson Postalli
Beneficiário:Jéssica Harume Dias Muto
Supervisor no Exterior: Maria Manuela Pires Sanches Fernandes Ferreira
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Instituto Politécnico do Porto (IPP), Portugal  
Vinculado à bolsa:15/23136-0 - Avaliação dos efeitos de um programa de ensino individualizado na aquisição de leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual, BP.IC
Assunto(s):Educação especial   Inclusão   Deficiência intelectual

Resumo

O Programa de Ensino Individualizado (PEI) pode contribuir na educação inclusiva de qualidade, uma vez que tem como finalidade garantir o acompanhamento do percurso dos estudantes ao longo do seu processo de escolarização considerando o repertório de habilidades, conhecimentos e desenvolvimento, idade cronológica e nível de escolarização já alcançado, reconhecendo e trabalhando com as diferenças. No Brasil, os profissionais encontram dificuldades no planejamento e na implementação do PEI. A proposta da presente pesquisa, a ser desenvolvida durante o estágio à pesquisa no exterior, tem como objetivo analisar sistematicamente o processo de elaboração de um PEI à aluno com deficiência intelectual acompanhado pela Unidade de Apoio à Escola Inclusiva (UAEI) e que frequenta a escola regular, na cidade do Porto, em Portugal. Com objetivo específico de (a) realizar avaliações em equipe multidisciplinar em indivíduos com necessidades especiais; (b) elaborar (ou eleger) e implementar uma das intervenções propostas que atenda as especificidades de, pelo menos, um aluno com deficiência intelectual no processo de ensino de leitura e escrita; e (c) avaliar a eficácia do ensino para aquisição das habilidades alvo. Está previsto a avaliação de diferentes indivíduos com deficiência intelectual os quais são acompanhados pela UAEI (Unidade de Apoio à Escola Inclusiva) em colaboração com o inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Serão estabelecidas datas previamente agendadas com profissionais da unidade e com a família para definição dos objetivos de ensino e desenvolvimento de um PEI. O planejamento deverá contemplar as necessidades do aluno, favorecendo suas potencialidades e criando condições para o desenvolvimento das habilidades em defasagem. Será realizada a elaboração e implementação de um programa de ensino individualizado com, pelo menos, um aluno que esteja no processo de alfabetização, sendo trabalhadas habilidades acadêmicas de leitura e escrita e/ou relacionadas (habilidades consideradas de pré-requisitos). A coleta de dados será realizada em escola regular que o aluno participante está matriculado regularmente. Será feito acompanhamento das habilidades do programa de ensino individualizado, sendo analisado o desempenho individual. Serão analisadas as porcentagens de acertos e, também o tipo de erro, buscando identificar a eventual ocorrência de controle.

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